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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13001| Tipo: | Tese |
| Título: | CONTRIBUIÇÕES DECOLONIAIS PARA A EDUCAÇÃO SURDA: ANÁLISE DE UM ESTUDO (AUTO)ETNOGRÁFICO SOB A PERSPECTIVA DE UM DOCENTE UNIVERSITÁRIO SURDO |
| Autor(es): | Joao Paulo Romero Miranda |
| Primeiro orientador: | Nara Hiroko Takaki |
| Resumo: | Esta tese investiga como a autoetnografia contribui para a compreensão da decolonialidade nas experiências do docente universitário surdo, focando na ressignificação identitária e no empoderamento. As teorias decoloniais oferecem uma perspectiva crítica fundamental para analisar e aprimorar a educação voltada para a comunidade surda, apresentando alternativas às práticas que tradicionalmente negligenciam suas especificidades culturais e linguísticas. Este estudo propõe questionar as ações educacionais eurocêntricas padronizadas e enfatizar a valorização dos conhecimentos e vivências das pessoas surdas, reconhecendo sua identidade como parte essencial de um processo educacional inclusivo bilingue e mais democrático. Com base nessa visão, a pesquisa busca investigar como a perspectiva decolonial dos surdos pode contribuir para a renovação das práticas pedagógicas e curriculares. A tese tem como objetivo geral investigar as contribuições do pensamento decolonial para a educação de surdos, analisando práticas educacionais excludentes e alternativas inclusivas, a partir de um estudo autoetnográfico das experiências de um docente universitário surdo. Elencamos os objetivos específicos, busca-se: (i) Realizar uma análise abrangente da bibliografia sobre estratégias educacionais focadas nas pessoas surdas, destacando as teorias propostas por autores decoloniais renomados como Aníbal Quijano e Walter Mignolo; (ii) Explorar as influências das estruturas coloniais presentes no ambiente educacional e sua valorização da língua de sinais e reconhecimento da cultura e identidade surda; (iii) Desenvolver uma análise dos relatos (auto)etnográficos do pesquisador surdo que estabelecem vínculos entre vivências surdas e o contexto educacional juntamente com os fundamentos decoloniais; (iv) Identificar estratégias e métodos educacionais que apoiem uma educação bilíngue e inclusiva, descolonizadora ao reconhecer e respeitar os conhecimentos e pontos de vista das comunidades surdas; e, (v) Refletir e apresentar ideias teóricas que possam apoiar a melhoria do ensino universitário e assegurar a efetiva participação de pessoas surdas no ambiente acadêmico. A metodologia de pesquisa é qualitativa, com abordagem bibliográfica e interpretativista, ao considerar as intersubjetividades do pesquisador, autor desta tese, e as visões dos autores(as) pesquisados(as) concernentes à dois temas investigados, quais sejam: decolonialidade e (auto)etnografia. Como procedimento metodológico, utilizou-se a autoetnografia como método principal para gerar dados. a partir da concepção de que esta abordagem serve como ferramenta que pode desconstruir estereótipos e ampliar a visibilidade do professor surdo e das comunidades surdas, no contexto da decolonialidade. Os resultados indicam que a trajetória de um cidadão surdo é permeada por desafios e pela luta contra estereótipos, revelando uma narrativa de resistência que empodera e questiona a visão dominante ouvinte. A pesquisa evidencia a necessidade de mais estudos nessa direção, mostrando-se essencial para a transformação das práticas educativas, a interação com as inclusivas no ensino superior e as comunidades surdas brasileiras. |
| Abstract: | This thesis investigates how autoethnography contributes to understanding decoloniality in the experiences of deaf university lecturers, focusing on identity resignification and empowerment. Decolonial theories offer a fundamental critical perspective for analyzing and improving education for the deaf community, presenting alternatives to practices that traditionally neglect their cultural and linguistic specificities. This study proposes questioning standardized Eurocentric educational actions and emphasizing the valorization of deaf people's knowledge and experiences, recognizing their identity as an essential part of an inclusive bilingual and more democratic educational process. Based on this vision, the research seeks to investigate how the decolonial perspective of the deaf can contribute to the renewal of pedagogical and curricular practices. The general aim of this thesis is to investigate the contributions of decolonial thinking to deaf education, analyzing exclusionary educational practices and inclusive alternatives, based on an autoethnographic study of the experiences of a deaf university lecturer. The specific objectives are as follows: (i) Carry out a comprehensive analysis of the literature on educational strategies focused on deaf people, highlighting the theories proposed by renowned decolonial authors such as Aníbal Quijano and Walter Mignolo; (ii) Explore the influences of the colonial structures present in the educational environment and their valorization of sign language and recognition of deaf culture and identity; (iii) To develop an analysis of the deaf researcher's (auto)ethnographic accounts that establish links between deaf experiences and the educational context, together with decolonial foundations; (iv) Identify educational strategies and methods that support a bilingual and inclusive education, decolonizing by recognizing and respecting the knowledge and points of view of deaf communities; and, (v) Reflect and present theoretical ideas that can support the improvement of university teaching and ensure the effective participation of deaf people in the academic environment. The research methodology is qualitative, with a bibliographical and interpretivist approach, considering the intersubjectivities of the researcher, author of this thesis, and the views of the researched authors concerning the two themes investigated, namely: decoloniality and (auto)ethnography. As a methodological procedure, autoethnography was used as the main method for generating data, based on the idea that this approach serves as a tool that can deconstruct stereotypes and increase the visibility of deaf teachers and deaf communities in the context of decoloniality. The results indicate that the trajectory of a deaf citizen is permeated by challenges and the fight against stereotypes, revealing a narrative of resistance that empowers and questions the dominant hearing view. The research highlights the need for more studies in this direction, proving to be essential for the transformation of educational practices, the interaction with inclusiveness in higher education and the Brazilian deaf communities. |
| Palavras-chave: | docente surdo educação em Libras decolonialidade (auto)etnografia |
| País: | Brasil |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13001 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| Tese_VersaoFinal_Joao Paulo Romero Miranda.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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