Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13000| Tipo: | Dissertação |
| Título: | CLUBE DO ORIGAMI: UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO DOS SÓLIDOS DE PLATÃO COM O USO DE DOBRADURAS |
| Autor(es): | JOSÉ AUGUSTO DA COSTA JACOMELI |
| Primeiro orientador: | Fernando Pereira de Souza |
| Resumo: | Os conceitos da Geometria Espacial estão presentes no cotidiano e podem ser observados com frequência em diversas situações. No entanto, essa é uma das áreas que apresenta maiores dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma prática extraclasse, intitulada “Clube do Origami”, desenvolvida em uma escola pública com quatro estudantes do Ensino Médio. A atividade envolveu a construção dos cincos Sólidos de Platão (Tetraedro, Hexaedro, Octaedro, Dodecaedro e Icosaedro), utilizando a técnica japonesa de dobradura conhecida como origami. A proposta contou com a participação ativa dos estudantes, incentivando a observação e a pesquisa sobre os elementos e propriedades das figuras geométricas, além de favorecer o trabalho em equipe e o desenvolvimento da coordenação motora. Ademais, a prática trouxe contribuições significativas para a comunidade escolar, ao possibilitar a criação de um acervo de modelos construídos, que poderá ser utilizado como materialpedagógico e replicado em outras turmas da instituição, além de incentivar a apresentação do trabalho em eventos científicos pelos próprios estudantes da escola. |
| Abstract: | The concepts of Spatial Geometry are present in everyday life and can often be observed in various situations. However, this is one of the areas that presents greater difficulties in the teaching-learning process. This study aims to present an extracurricular activity entitled “Origami Club,” developed in a public school with four high school students. The activity involved the construction of the five Platonic Solids (tetrahedron, hexahedron, octahedron, dodecahedron, and icosahedron), using the Japanese paper-folding technique known as origami. The project featured the active participation of students, encouraging observation and research on the elements and properties of geometric figures, as well as promoting teamwork and the development of motor coordination. Furthermore, the practice brought significant contributions to the school community by enabling the creation of a collection of constructed models to be used as pedagogical material and replicated in other classes of the institution, in addition to encouraging the presentation of the project at scientific events by the students themselves. |
| Palavras-chave: | Sólidos de Platão Metodologia ativa Origami. |
| País: | Brasil |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13000 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| CLUBE DO ORIGAMI UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO DOS SÓLIDOS DE PLATÃO COM O USO DE DOBRADURAS.pdf | 5,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

