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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12996Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Maria Inez Domingues Galeano de Figueiredo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-07T00:21:32Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-07T00:21:32Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12996 | - |
| dc.description.abstract | ABSTRACT This research is associated with the "Formative Processes, Educational Practices, Differences" research line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul. Based on the problem formulated to question the conception of training on which the theoretical-methodological proposal of the MS Alfabetiza Program is based, the main objective was to analyze the theoretical-methodological proposal for the continuing education of literacy teachers participating in the MS Alfabetiza Program - Everyone for Children's Literacy. Based on the framework of Historical-Cultural Theory in dialogue with Historical-Critical Pedagogy, both grounded in Historical-Dialectical Materialism, the research methodological procedure consisted of a documentary and bibliographic analysis comprising the law that established the MS Alfabetiza Program, its theoretical and methodological training framework, as well as an analysis of the continuing education modules for the years 2022 and 2023. The Program is considered to be based on the National Common Curricular Base (BNCC). There is also evidence of training with constructivist concepts regarding literacy, with an emphasis on studies by Emília Ferreiro, who presented teachers with a classroom map with hypotheses regarding the functioning of the alphabetic system, exposing the four periods in which there are different hypotheses or explanations regarding how alphabetic writing works: pre-syllabic, syllabic, syllabic-alphabetic, and alphabetic. The results show that the Program is based on a technical concept, governed by a competency-based approach with evidence of training in its formation, without theoretical strengthening or teacher participation in its organization. Its evaluation proposal is based on measurable standards, revealing large-scale external standards that go beyond assessing the literacy process. We believe that there is still a need for progress in organizing continuing education for literacy teachers. This training must, in fact, be scientifically grounded so that, when developing activities in literacy classrooms, teachers promote children's learning and foster the development of their maximum potential, fostering qualitative leaps in the appropriation of reading and writing and, consequently, in the consolidation of the literacy process. Keywords: Continuing Education. Literacy Teachers. MS Alfabetiza Program | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação | - |
| dc.title | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: PROGRAMA MS ALFABETIZA – TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Celia Beatriz Piatti | - |
| dc.description.resumo | RESUMO A presente pesquisa está associada à linha de pesquisa “Processos formativos, Práticas Educativas, Diferenças”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A partir da problemática formulada para questionar em que concepção de formação se fundamenta a proposta teórico-metodológica do Programa MS Alfabetiza, definiu-se como objetivo principal analisar a proposta teórico-metodológica para a formação continuada de professores alfabetizadores participantes do Programa MS Alfabetiza – Todos pela alfabetização das crianças. A partir do referencial da Teoria Histórico-Cultural em interlocução com a Pedagogia Histórico-Crítica, ambas fundamentadas no Materialismo Histórico-Dialético, a investigação teve como procedimento metodológico realizar análise documental e bibliográfica composta pela lei que instituiu o Programa MS Alfabetiza, a sua estrutura teórica e metodológica de formação, bem como por meio da análise dos módulos da formação continuada referentes aos anos de 2022 e 2023. Considera-se que o Programa está fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Há também indícios de uma formação com concepções de bases construtivistas em relação à alfabetização com ênfase em estudos de Emília Ferreiro, apresentando aos professores um mapa de classe com as hipóteses referentes ao funcionamento do sistema alfabético, expondo os quatro períodos nos quais há diferentes hipóteses ou explicações referentes a como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. Os resultados mostram que o Programa se pauta em uma concepção técnica, regido por uma concepção de competências com evidências de treinamento em suas formações, sem fortalecimento teórico nem a participação dos professores em sua organização e com proposta avaliativa calcada em padrões mensuráveis, revelando padrões externos em larga escala, que vão além de avaliar o processo de alfabetização. Consideramos que ainda é necessário avançar na organização da formação continuada destinada aos professores alfabetizadores. Essa formação precisa, de fato, estar fundamentada cientificamente, de modo que, ao desenvolverem atividades em salas de aula de alfabetização, os docentes promovam a aprendizagem das crianças e favoreçam o desenvolvimento das suas máximas potencialidades, promovendo saltos qualitativos na apropriação da leitura e da escrita e, consequentemente, na consolidação do processo de alfabetização. Palavras-chave: Formação Continuada. Professores Alfabetizadores. Programa MS Alfabetiza | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) | |
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