Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12887| Tipo: | Dissertação | 
| Título: | POLÍMEROS: UMA LEITURA ELABORADA PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ENTENDEREM UM POUCO MAIS NAS TÃO TEMIDAS AULAS DE QUÍMICA. | 
| Autor(es): | Emanuele Paola Goulart Batista | 
| Primeiro orientador: | Lincoln Carlos Silva de Oliveira | 
| Resumo: | Esta pesquisa tem como foco o ensino de polímeros para estudantes do Ensino Médio, reconhecendo a importância da Química nessa etapa de formação. A disciplina, presente tanto no antigo quanto no atual currículo da BNCC, desempenha um papel essencial no desenvolvimento do pensamento científico, permitindo que os adolescentes compreendam os fenômenos que os cercam e os mistérios do mundo de forma crítica e investigativa. O ensino de Química vai além da simples memorização de fórmulas, nomenclaturas e estruturas: trata-se de um processo que envolve estudos sistematizados, pesquisas e a integração com experiências reais do cotidiano. Com base nessa perspectiva, o material elaborado adota uma linguagem acessível e objetiva, trazendo exemplos práticos que aproximam o conteúdo científico da realidade dos alunos. A escola, como espaço formador e multiplicador de boas práticas, tem papel fundamental nesse processo de construção do conhecimento. A pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu uma análise da realidade atual do ensino de Química na educação básica, buscando compreender desafios, lacunas e potencialidades na abordagem do conteúdo de polímeros em sala de aula. O objetivo central é compartilhar saberes sobre a química dos polímeros por meio de um e-book didático, que serve como ferramenta de apoio pedagógico e de ampliação do aprendizado. Além de apresentar conceitos fundamentais sobre polímeros, o material explora funções orgânicas frequentemente cobradas em simulados, no ENEM e em vestibulares, utilizando ilustrações e recursos visuais para tornar o conteúdo mais atrativo e significativo para os estudantes. | 
| Abstract: | This research focuses on the teaching of polymers to high school students, recognizing the importance of Chemistry at this stage of education. The subject, present in both the previous and current BNCC curriculum, plays a crucial role in developing scientific thinking, enabling adolescents to critically and inquisitively understand the phenomena and mysteries that surround them. Chemistry teaching goes beyond memorizing formulas, nomenclature, and structures; it involves a process of systematic study, research, and the integration of real-life experiences. Based on this perspective, the material developed adopts clear and accessible language, using practical examples that bring scientific content closer to students’ everyday lives. Schools, as spaces for learning and the dissemination of good practices, play a fundamental role in this knowledge-building process. This qualitative research included an analysis of the current reality of Chemistry teaching in basic education, aiming to identify challenges, gaps, and opportunities in the way polymer content is approached in classrooms. The main objective is to share knowledge about the chemistry of polymers through a didactic e-book that serves as a pedagogical support tool and enhances the learning process. In addition to presenting key concepts on polymers, the material explores organic functions frequently addressed in mock exams, ENEM, and university entrance exams, using illustrations and visual resources to make the content more attractive and meaningful for students. | 
| Palavras-chave: | xx | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | 
| Sigla da Instituição: | UFMS | 
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12887 | 
| Data do documento: | 2025 | 
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | 
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

