Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12850
Tipo: Dissertação
Título: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Autor(es): THATIANE DE MEDEIROS DE AMORIM
Primeiro orientador: Alexandre Meira de Vasconcelos
Resumo: A dissertação propõe uma investigação sobre a relação entre os programas de pós-graduação em Ciências Ambientais e os ODS na região do Centro-Oeste Brasileiro. Em um contexto global de desafios ambientais urgentes, a pesquisa acadêmica desempenha um papel crucial na busca por soluções sustentáveis. A interdisciplinaridade nas ciências ambientais é essencial diante dos desafios contemporâneos, e a análise proposta visa contribuir para a compreensão e gestão sustentável dos recursos naturais na região do Centro-Oeste Brasileiro. A pesquisa busca identificar as áreas de destaque de cada programa de pós-graduação em relação aos ODS, mapear as prioridades de pesquisa relacionadas aos recursos naturais, e oferecer visões sobre como as instituições de ensino superior podem direcionar seus esforços acadêmicos para otimizar a utilização e conservação dos recursos naturais na região. Os resultados esperados incluem a classificação das instituições de ensino superior de acordo com sua ênfase nos diferentes ODS, a elaboração de um corpus textual e análise de conteúdo por meio do software Iramuteq, e a identificação de áreas de ênfase e necessidades para impulsionar o desenvolvimento sustentável na região. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para o avanço do conhecimento e aprimoramento das estratégias de manejo e conservação dos recursos naturais no contexto do Centro-Oeste Brasileiro.
Abstract: The dissertation proposes an investigation into the relationship between graduate programs in Environmental Sciences and the Sustainable Development Goals (SDGs) in the Brazilian Central-Western region. In a global context marked by urgent environmental challenges, academic research plays a crucial role in the pursuit of sustainable solutions. Interdisciplinary in Environmental Sciences is essential in addressing contemporary challenges, and the proposed analysis aims to contribute to the understanding and sustainable management of natural resources in the Central-Western region of Brazil. The research seeks to identify the areas of emphasis for each graduate program in relation to the SDGs, map research priorities concerning natural resources, and provide insights on how higher education institutions can direct their academic efforts to optimize the utilization and conservation of natural resources in the region. Expected outcomes include the classification of higher education institutions based on their focus on different SDGs, the development of a textual corpus and content analysis using Iramuteq software, and the identification of areas of emphasis and needs to promote sustainable development in the region. It is anticipated that the results obtained will contribute to the advancement of knowledge and the enhancement of strategies for the management and conservation of natural resources in the context of the Brazilian Central-Western region.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Sustentabilidade
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12850
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
20250716 DISSERTAÇÃO - THATIANE DE MEDEIROS DE AMORIM - Final.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.