Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12824
Tipo: Dissertação
Título: A TANGENTE NA PRÁTICA: UMA PROPOSTA COM METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): GABRIEL ANTÔNIO DA SILVA INÁCIO
Primeiro orientador: Vitor Moretto Fernandes da Silva
Resumo: Esta pesquisa propõe e avalia uma atividade didática baseada em metodologias ativas para o ensino da tangente no Ensino Médio. O estudo, realizado com alunos da 3ª série, utilizou uma investigação prática em que os estudantes mediram suas alturas e sombras, correlacionando os dados com a elevação solar real através da ferramenta SunEarthTools. O objetivo foi tornar o conceito trigonométrico mais significativo, promovendo o protagonismo discente, a investigação e a interdisciplinaridade. Além da análise quantitativa, percepções discentes foram coletadas por meio de um instrumento reflexivo. Os resultados demonstram alto engajamento, uma melhor compreensão conceitual e a construção de uma aprendizagem contextualizada, indicando que as metodologias ativas aliadas à investigação empírica podem superar as deficiências do ensino tradicional de Trigonometria.
Abstract: This research proposes and evaluates a didactic activity based on active methodologies for teaching the tangent function in high school. The study, conducted with 12th-grade students, employed a practical investigation in which students measured their own heights and shadows, correlating the data with the actual solar elevation using the SunEarthTools application. The aim was to make the trigonometric concept more meaningful by fostering student protagonism, inquiry, and interdisciplinarity. In addition to quantitative analysis, students’ perceptions were collected through a reflective instrument. The results demonstrated high engagement, better conceptual understanding, and the construction of contextualized learning, indicating that active methodologies combined with empirical investigation can overcome the shortcomings of traditional Trigonometry teaching.
Palavras-chave: Trigonometria
Tangente
Metodologias Ativas
Ensino Médio
Aprendizagem Significativa.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12824
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação - A tangente na prática.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.