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dc.creatorGUSTAVO COSTA SILVA DE OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2025-10-17T10:08:21Z-
dc.date.available2025-10-17T10:08:21Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12786-
dc.description.abstractIn the context of Basic Education, especially in High School, mastering the conceptual field of electromagnetism is essential for understanding Physics content and interpreting the use of technologies present in students’ daily lives. This research investigated how a Potentially Meaningful Teaching Unit (UEPS), structured around experimental activities, can promote meaningful learning of concepts related to electromagnetism among second-year high school students. The theoretical framework is based on the Theory of Meaningful Learning and the Theory of Conceptual Fields, which guided both the construction of the UEPS and the data analysis. A qualitative approach was adopted, focusing on the analysis of the meanings constructed by students through the mobilization of their prior knowledge and its articulation with new understandings. The dissertation was structured into four studies. The first conducted a systematic literature review aimed at identifying trends and gaps in didactic proposals involving experimental activities in electromagnetism teaching. The second investigated students’ prior knowledge through an experimental activity, identifying diverse conceptual forms and schemes, as well as elements of common sense that hinder learning. The third analyzed conceptual development during an activity focused on building the concept of a magnetic field, observing the mobilization of operative invariants. The fourth examined the effects of a more elaborate experimental activity, associated with step five of the UEPS, on the construction and consolidation of meanings related to electromagnetic phenomena. Finally, the results show that the UEPS, by articulating experimental activities with problem situations and mediated interventions, significantly contributed to students’ conceptual mastery of electromagnetism content, promoting meaningful learning and the advancement of their cognitive schemes.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEletromagnetismo-
dc.subjectUnidade de Ensino Potencialmente Significativa-
dc.subjectExperimentação-
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituais.-
dc.titleO CAMPO CONCEITUAL DO ELETROMAGNETISMO A PARTIR DE UMA UNIDADE DE ENSINO UTILIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAISpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lisiane Barcellos Calheiro-
dc.description.resumoNo contexto da Educação Básica, especialmente no Ensino Médio, o domínio do campo conceitual do eletromagnetismo é fundamental para o domínio dos conteúdos da Física e para a interpretação do uso das tecnologias presentes no cotidiano dos estudantes. Esta pesquisa investigou de que forma uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), estruturada com base em atividades experimentais, pode favorecer a aprendizagem significativa de conceitos relacionados ao eletromagnetismo por estudantes do segundo ano do Ensino Médio. A fundamentação teórica baseia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa e na Teoria dos Campos Conceituais, orientando a construção da UEPS e a análise dos dados. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com foco na análise dos significados construídos pelos estudantes a partir da mobilização de seus conhecimentos prévios e da articulação com novos saberes. A dissertação foi estruturada em quatro trabalhos. O primeiro realizou uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de identificar tendências e lacunas em propostas didáticas envolvendo atividades experimentais no ensino de eletromagnetismo. O segundo investigou os conhecimentos prévios dos estudantes por meio de uma atividade experimental, identificando as formas e esquemas conceituais diversos e elementos do senso comum que interferem na aprendizagem. O terceiro analisou o desenvolvimento conceitual durante uma atividade voltada à construção do conceito de campo magnético, observando a mobilização de invariantes operatórios. O quarto examinou os efeitos de uma atividade experimental mais elaborada, associada ao passo cinco da UEPS, na construção e consolidação de significados relacionados aos fenômenos eletromagnéticos. Por fim, resultados evidenciam que a UEPS, ao articular atividades experimentais com situações-problema e intervenções mediadas, contribuiu significativamente para o domínio conceitual dos conteúdos de eletromagnetismo, promovendo a aprendizagem significativa e o avanço dos esquemas cognitivos dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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