Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2025-10-07T21:28:52Z-
dc.date.available2025-10-07-
dc.identifier.citationBRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 10 jan. 2003. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. CAMPO GRANDE (MS). Secretaria Municipal de Educação. Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino: Linguagens e Arte. Campo Grande: SEMED, 2020. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. LIMA, F. dos S. Das ruas para a escola: a negritude e a poética do grafite. 2025. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2025. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999. SOUZA, P. C. A. Por quem somos e seremos: fenomenologia, saberes populares, arte e docência. In: SOUZA, P. C. A.; ABREU, S. R.; FERNANDES, V. L. P. Percursos na formação em arte: abordagens e reflexões epistemológicas. Campo Grande: Ed. UFMS, 2022. p. 194-241. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5115 . Acesso em: 2 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12755-
dc.description.abstractThe educational material That Boy from the Work: Urban Art in Campo Grande/MS is the result of Fabíola dos Santos Lima’s research in the Professional Master’s in Arts (PROFARTES/UFMS). The proposal articulates urban art, art education, and popular culture, focusing on the practices of graffiti and lambe-lambe, and on the valorization of Black identity within the school context. Inspired by the work of Campo Grande-based artist Leonardo Mareco, the pedagogical intervention was carried out in six sessions with 4th-grade students, combining appreciation, dialogue, and collective artistic creation. A phenomenological approach, grounded in Merleau-Ponty and Antonini de Souza, guided the analysis of experiences recorded in field diaries, seeking to understand how urban art can contribute to inclusive and anti-racist practices in art education. This educational resource offers methodological pathways for teachers, proposing a sensitive practice committed to cultural diversity and to the formation of critical and conscious subjects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFenomenologia; Arte Urbana; Ensino de Arte; Cultura Popularpt_BR
dc.subjectPhenomenology; Urban Art; Art Education; Popular Culturept_BR
dc.titleAquele menino da obra: arte urbana em Campo Grande/MSpt_BR
dc.title.alternativeThat Boy from the Artwork: Urban Art in Campo Grande/MSpt_BR
dc.typeMaterial Didáticopt_BR
dc.description.resumoO material didático Aquele menino da obra: arte urbana em Campo Grande/MS resulta da pesquisa de Fabíola dos Santos Lima no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES/UFMS). A proposta articula arte urbana, ensino de arte e cultura popular, com foco nas linguagens do grafite e do lambe-lambe e na valorização da identidade negra no espaço escolar. Inspirada na produção do artista campo-grandense Leonardo Mareco, a intervenção pedagógica foi realizada em seis encontros com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, integrando apreciação, diálogo e criação artística coletiva. A abordagem fenomenológica, fundamentada em Merleau-Ponty e Antonini de Souza, orientou a análise das experiências registradas em diários de campo, buscando compreender como a arte urbana pode contribuir para práticas inclusivas e antirracistas no ensino de Arte. O recurso educacional oferece caminhos metodológicos para docentes, propondo uma prática sensível e comprometida com a diversidade cultural e com a formação de sujeitos críticos e conscientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Artes - Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA F S_Aquele_Menino_da_Obra.pdf3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.