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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12723
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma máquina para porcos: entre figuras animalescas, horror e violência nas narrativas contemporâneas Amnesia: A Machine for Pigs e Porco de Raça |
Autor(es): | Bella Beatriz Martins Gomes de Oliveira |
Primeiro orientador: | Rosana Cristina Zanelatto Santos |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo apresentar e analisar as vivências animalescas e violentas experienciadas pelos personagens nas narrativas contemporâneas Porco de Raça (2021) e Amnesia: a Machine For Pigs (2013), a fim de verificar como os efeitos do preconceito e da submissão das minorias às demandas sociais e/ou às imposições de uma cultura opressora influenciam a vida cotidiana dos sujeitos envolvidos nos enredos. Para atingir tal objetivo, nos valemos do método comparatista, considerando a comparação como um meio analítico capaz de, num movimento dialético de aproximação e de distanciamento, trazer para a cena acadêmica um texto literário e um jogo. O texto literário Porco de Raça, de Bruno Ribeiro, e o jogo Amnesia: a Machine for Pigs, desenvolvido pela The Chinese Room, apresentam os efeitos do preconceito e da submissão, demonstrando para o leitor/o jogador não só o processo de desumanização dos personagens, mas também o delírio e seu consequente efeito de animalização das minorias envolvidas nas narrativas. Para a consecução deste trabalho, utilizamos como aportes teóricos: Sigmund Freud (2006), H. P. Lovecraft (2020), Walter Benjamin (1986; 1994), Hannah Arendt (2009; 2011) e Theodor Adorno (2008), para observar o horror e a violência presentes nas narrativas, assim como: Tzvetan Todorov, Gérard Genette (1972) e Mieke Bal (2021), para tratar sobre os aspectos narratológicos dos corpora em questão. Ante a escassez de estudos sobre esse tema no âmbito dos cursos de pós-graduação tanto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) quanto em Mato Grosso do Sul, esta iniciativa apresenta uma proposta inovadora e original ao aproximar literatura e jogo/videogame em uma análise comparatista, visto que ambos os corpora em análise constroem narrativas complexas e críticas sobre o horror e a violência. Tal aproximação amplia os horizontes dos estudos de linguagens e evidencia a relevância de novas mídias na interpretação das formas narrativas contemporâneas. |
Abstract: | This study aims to present and analyze the animalistic and violent experiences experienced by the characters in the contemporary narratives Porco de Raça (2021) and Amnesia: a Machine For Pigs (2013), in order to verify how the effects of preconcept and the submission of minorities to social demands and/or their Impositions of an oppressive culture influence daily life, two subjects involved in entanglements. To achieve this objective, we use the comparatist method, considering comparison as an analytical method capable of, in a dialectical movement of approximation and distance, drawing for an academic dinner a literary text and a game. The literary text Porco de Raça, by Bruno Ribeiro, and the game Amnesia: a Machine for Pigs, developed by The Chinese Room, present the effects of the preconcept and submission, demonstrating for the reader/player only the process of dehumanization of two characters, but also the delirium and its consequences. effect of animalization of the minorities involved in the narratives. To carry out this work, we used: Sigmund Freud (2006), H. P. Lovecraft (2020), Walter Benjamin (1986; 1994), Hannah Arendt (2009; 2011) and Theodor Adorno (2008) as theoretical contributions to observe the horror and violence present in narratives, as well as Tzvetan Todorov, Gérard Genette and Mieke Bal to address their narratological aspects. Given the scarcity of studies on this topic in the graduate programs of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) and Mato Grosso do Sul, this initiative presents an innovative and original proposal that combines literature and videogames in a comparative analysis of the corpora, given that both construct complex and critical narratives about horror and violence. This approach broadens the horizons of language studies and highlights the relevance of new media in the interpretation of contemporary narrative forms. |
Palavras-chave: | Narrativas violentas Comparatismo Texto literário Jogo/Videogame Porco de Raça Amnesia: a Machine for Pigs |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12723 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
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