Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Natália Costa-
dc.creatorCorreia, Daniele-
dc.date.accessioned2025-09-25T14:39:04Z-
dc.date.available2025-09-25-
dc.date.issued2025-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12677-
dc.description.abstractThis e-book compiles articles produced by Chemistry undergraduate students from the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), who participated in the Pedagogical Residency Program (PRP). Through a workshop dedicated to the creation of comic strips (HQs), these students underwent a significant transition, evolving from teachers in training to teacher-researchers in training. The outcome of this process was the creation of HQs designed for application in basic education classrooms, aiming to enrich Chemistry teaching. Each chapter of this e-book documents the implementation process of these HQs, covering everything from pedagogical planning to the analysis of classroom results, highlighting the positive impact of this methodology on both students' learning and the professional development of future teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofHistórias em Quadrinhos: Na Educação Química e Formação Docentept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjecthistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectformação docentept_BR
dc.subjectestudantespt_BR
dc.subjectprofessores em formaçãopt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.titleHistórias em Quadrinhos: Na Educação Química e Formação Docentept_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoEste e-book reúne os artigos produzidos por licenciandos em Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP). Durante uma oficina dedicada à criação de histórias em quadrinhos (HQs), esses licenciandos passaram por uma transição significativa, evoluindo de professores em formação para professores pesquisadores em formação. O resultado desse processo foi a criação de HQs projetadas para aplicação em salas de aula da educação básica, com o objetivo de enriquecer o ensino de Química. Cada capítulo deste e-book documenta o processo de implementação dessas HQs, abordando desde o planejamento pedagógico até a análise dos resultados obtidos em sala de aula, destacando o impacto positivo dessa metodologia tanto na aprendizagem dos estudantes quanto no desenvolvimento profissional dos futuros docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Histórias em Quadrinhos - Na Educação Química e Formação Docente.pdf51,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons