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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12655
Tipo: | Dissertação |
Título: | Competências médicas para o cuidado em saúde mental na atenção primária à saúde: análise a partir da formação do médico de família e comunidade |
Autor(es): | Matheus Silva Casquer |
Primeiro orientador: | Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender os desafios enfrentados por médicos de Família e Comunidade no cuidado a pessoas com demandas em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS) e, com base nesses achados, propor a construção de um relatório técnico voltado ao desenvolvimento de competências clínicas e relacionais. A pesquisa adota abordagem qualitativa, fundamentada nos referenciais teórico-metodológicos do modelo Conhecimento para Ação (Knowledge to Action Framework – KTA) e do Theoretical Domains Framework (TDF). A coleta de dados foi realizada por meio de Grupos Focais (GF) com médicos residentes e preceptores vinculados aos programas de residência em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande – MS. A análise foi conduzida por meio da técnica de Análise Temática (AT), articulada aos domínios do TDF. Participaram do estudo 16 profissionais, com perfis diversos quanto à formação acadêmica, tempo de atuação e experiências prévias. A análise das transcrições permitiu a identificação de dezoito núcleos de sentido, organizados em duas categorias centrais: (1) o cuidado em saúde mental na APS e (2) a estrutura da rede de cuidados e seus desafios. A primeira categoria destacou aspectos como vínculo terapêutico, comunicação, interdisciplinaridade e lacunas na formação profissional. A segunda categoria evidenciou entraves estruturais, dificuldades de acesso aos serviços especializados e a influência dos determinantes sociais no processo de adoecimento. A discussão demonstrou que o cuidado em saúde mental na APS demanda competências relacionais (escuta, vínculo, comunicação) e colaborativas, frequentemente desafiadas por uma formação biomédica tradicional, insegurança técnica e barreiras organizacionais. Conclui-se que é necessário estabelecer percursos formativos intencionais, que integrem teoria, prática supervisionada e trabalho em equipe, a fim de fortalecer a resolutividade, a integralidade e a coordenação do cuidado. Como produto, foi desenvolvido um relatório técnico com estrutura semelhante a uma matriz de competências, fundamentado em referenciais nacionais e internacionais, com aplicabilidade para a formação na Estratégia Saúde da Família, a educação permanente, a supervisão clínica e o planejamento do cuidado (PTS). O produto apresenta potenciais impactos formativos, clínicos e organizacionais. Reconhecem-se limitações referentes ao escopo institucional e temporal do estudo e recomenda-se a avaliação da implementação e da expansão interprofissional do produto. |
Abstract: | This study aims to understand the challenges faced by Family and Community Physicians in the care of people with mental health needs in Primary Health Care (PHC) and, based on these findings, to propose the construction of a technical report focused on developing clinical and relational competencies. The research adopts a qualitative approach, grounded in the theoretical-methodological frameworks of the Knowledge to Action (KTA) model and the Theoretical Domains Framework (TDF). Data collection was conducted through Focus Groups (FG) with residents and preceptors from Family and Community Medicine residency programs at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) and the Municipal Health Secretariat of Campo Grande – MS, Brazil. Thematic Analysis (TA), articulated with the TDF domains, was used for data interpretation. Sixteen professionals participated, with diverse profiles regarding academic background, professional experience, and previous training. The analysis identified eighteen meaning units organized into two main categories: (1) mental health care in PHC and (2) the structure of the care network and its challenges. The first category highlighted aspects such as therapeutic bond, communication, interdisciplinarity, and training gaps. The second category pointed to structural barriers, limited access to specialized services, and the role of social determinants in the illness process. The discussion demonstrated that mental health care in PHC requires relational (listening, bonding, communication) and collaborative competencies, often challenged by traditional biomedical training, technical insecurity, and organizational constraints. It is concluded that intentional training pathways integrating theory, supervised practice, and teamwork must be established to strengthen resoluteness, integrality, and coordination of care. As a result, a technical report (with a structure similar to a competency framework) was developed, supported by national and international references, with applicability to Family Health Strategy training, continuing education, clinical supervision, and care planning (PTS). The product has potential formative, clinical, and organizational impacts. The study acknowledges limitations regarding its institutional and temporal scope and suggests further evaluation of the implementation and interprofessional expansion of the product. |
Palavras-chave: | Primary Health Care Mental Health Medical Education Clinical Competencies Family and Community Medicine |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12655 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Saúde da Família |
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