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dc.creatorVITOR BEZERRA LADEIRA-
dc.date.accessioned2025-09-15T13:22:25Z-
dc.date.available2025-09-15T13:22:25Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12580-
dc.description.abstractAfter decades of justifications for the introduction of Modern and Contemporary Physics (MCP) into high school physics curricula, current challenges focus on how to effectively integrate its content into practice in innovative ways aligned with the New High School framework. In this context, one of the MCP topics highlighted in official documents is radioactivity, which is highly relevant both in everyday life and in the teaching of physics itself, as it is applied in various fields of science such as medicine and energy production. In light of this, the present study sought to address the following question: How do problem situations used in the implementation of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) contribute to indicating the possible mastery of the conceptual field of Radioactivity among first-year high school students? The aim was to analyze this potential conceptual mastery through the resolution of problem situations with different levels of complexity, based on the implementation of a PMTU on radioactivity in a state public school. As the theoretical framework, we anchored our research in the Theory of Conceptual Fields, seeking to investigate the possible mastery of the conceptual field of Radioactivity by examining the operational invariants mobilized by students in their responses to the different problem situations presented in the PMTU.As the sequence was developed and the activities applied, we observed a significant transformation in the way students engaged with the concepts of the conceptual field of radioactivity. Progressively, they moved away from explanations rooted in common sense, instead constructing more coherent, evidence-based arguments aligned with scientific language. By the end of the PMTU, many students demonstrated a more elaborate mastery of the conceptual field of radioactivity, employing well-structured causal reasoning that reflected a more meaningful appropriation of the content addressed.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRadioatividade, UEPS, Teoria dos Campos Conceituais, Ensino de Física-
dc.titleUm Estudo dos Invariantes Operatórios Mobilizados por Estudantes do Ensino Médio sobre Radioatividadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lisiane Barcellos Calheiro-
dc.description.resumoApós décadas de justificativas para a introdução da Física Moderna e Contemporânea na Física (FMC) no Ensino Médio, os desafios atuais se voltam para como introduzir, na prática, seu conteúdo de forma inovadora integrada ao Novo Ensino Médio. Neste contexto, um dos tópicos de FMC abordados nos documentos oficiais é a radioatividade, que é de grande relevância tanto na vida cotidiana quanto para o próprio ensino da Física, visto que é utilizada em diferentes áreas da Ciência, tais como medicina e produção de energia. Diante disso, esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como situações-problema utilizadas na implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa contribuem para indicar o possível domínio do campo conceitual da Radioatividade de estudantes do 1º ano do Ensino Médio? O objetivo foi analisar esse possível domínio conceitual por meio da resolução de situações-problema com diferentes níveis de complexidade, a partir da implementação de uma UEPS sobre radioatividade, aplicada em uma escola da rede pública estadual. Como referencial teórico ancoramos a nossa pesquisa na Teoria dos Campos Conceituais, buscando investigar o possível domínio do campo conceitual da Radioatividade, a partir dos invariantes operatórios mobilizados pelos estudantes para responder às diferentes situações-problema da UEPS. À medida que a sequência foi sendo desenvolvida e as atividades aplicadas, pudemos acompanhar uma transformação significativa na forma como os estudantes lidavam com os conceitos do campo conceitual da radioatividade. Observamos, que progressivamente, deixaram de recorrer a explicações baseadas no senso comum, passando a construir argumentos mais coerentes, fundamentados e alinhados à linguagem científica. Ao final da UEPS, muitos estudantes demonstraram domínio mais elaborado do campo conceitual da radioatividade, utilizando raciocínios causais bem estruturados, evidenciando uma apropriação mais significativa dos conteúdos abordados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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