Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12573
Tipo: | Tese |
Título: | EU, TU E O NOSSO AMBIENTE: O CUIDADO TRIDIMENSIONAL EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICO-AMBIENTAL CRÍTICA |
Autor(es): | Luciene da Silva Santos Bomfim |
Primeiro orientador: | Fabiana Pocas Biondo |
Resumo: | Desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação, este trabalho foi realizado no contexto do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em uma instituição federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), na região Centro-Oeste do Brasil, e envolveu 45 adolescentes de 14 a 17 anos, matriculados nos 1º e 2º anos do Curso Técnico Integrado em Informática, além de 05 professores e 02 profissionais da saúde (psicóloga e enfermeira). A investigação teve por objetivo analisar o processo de (des) (re) construção de repertórios acerca do cuidado tridimensional (eu, outro e meio ambiente), durante a pandemia da Covid-19, a partir de um projeto de ensino colaborativo e transdisciplinar, que teve duração de oito meses e foi desenvolvido de forma remota. Ancorada nos pressupostos da Educação Linguístico-Ambiental e nos Letramentos Críticos, esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativointerpretativista, fundamentando-se em autores como Paulo Freire, Monte Mór, Moita Lopes, Leonardo Boff, Edgar Morin, Félix Guattari, Crystiane Ribeiro, dentre outros. Os dados, gerados por meio de atividades multimodais (histórias em quadrinhos, mapas, depoimentos, vídeos, fotografias), foram analisados à luz dos quatro processos de conhecimento propostos por Cope, Kalantzis e Pinheiro (2020) — experienciar (o conhecido e o novo); conceitualizar (por nomeação e com teoria); analisar (funcionalmente e criticamente); e aplicar (apropriadamente e criativamente) — sendo organizados segundo três categorias analíticas: cuidado de si, do outro e do meio ambiente. Os resultados apontam movimentos de (des) (re) construção de repertórios e de desenvolvimento de pensamento crítico, especialmente nas ações voltadas ao cuidado com o ambiente. Contudo, a análise também evidenciou contradições, com a presença de discursos de responsabilização individual e autovigilância, revelando a força da subjetivação neoliberal nas percepções dos participantes, principalmente na dimensão do “eu”. Concluímos que propostas educativas ancoradas no cuidado tridimensional, na colaboração e na transdisciplinaridade têm potencial para contribuir na formação de sujeitos mais éticos, críticos e socialmente engajados, ainda que tal processo seja não linear e atravessado por tensões ideológicas. Esta pesquisa oferece subsídios teóricos e metodológicos para o campo da Educação Linguístico-Ambiental Crítica, ampliando as discussões sobre os desafios e as possibilidades de formação emancipatória em tempos de crise socioambiental. |
Abstract: | Developed through action research, this work was conducted in the context of High School Integrated with Professional Education, in a federal institution of Professional and Technological Education, in the central-western region of Brazil, and involved 45 adolescents between 14 and 17 years-old, enrolled in the 1st and 2nd years of the Integrated Technical Course in Computing, besides 05 teachers and 02 health professionals (psychologist and nurse). The study aimed at analyzing the process of (dis) (re) construction of repertoire related to the three-dimensional care (me, other and environment), during the pandemic of Covid-19, through a collaborative and transdisciplinary teaching project which lasted 8 months and was remotely carried on. Based on the assumptions of Linguistic-Environmental Education and on Critical Literacies, this research adopted a qualitative-interpretive approach, based on authors as Paulo Freire, Monte Mór, Moita Lopes, Leonardo Boff, Edgar Morin, Félix Guattari, Crystiane Ribeiro, among others. The data, generated through multimodal activities (comics, maps, testimonials, videos, photographs), were analyzed in light of the four knowledge processes proposed by Cope, Kalantzis and Pinheiro (2020) - experiencing (the new and the known); conceptualizing (by naming and by theorizing); analyzing (functionally and critically); and applying (appropriately and creatively) - organized in three analytical categories: self-care, care of others and of environment. The results show movements of (dis) (re) construction of repertoires and of development of critical thinking, especially in the actions aimed at environmental care. However, the analysis also showed contradictions, with the presence of individual responsibilization and selfsurveillance discourses, revealing the strength of the neoliberal subjectivation in the participants’ perceptions, mostly in the “me” dimension. We conclude that education proposals based on three-dimensional care, on collaboration and on transdisciplinarity can contribute to the formation of more ethical, critical and socially engaged subjects, even though the process is not linear and is crossed by ideological tensions. This research offers theoretical and methodological support to the field of Critical LinguisticEnvironmental Education, expanding the discussions about the challenges and the possibilities of emancipatory formation in times of socio-environmental crisis. |
Palavras-chave: | educação linguístico-ambiental cuidado tridimensional letramentos críticos colaboração formação crítica |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12573 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_versão final_Luciene Bomfim.pdf | 29,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.