Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12480
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dc.creatorHérica Romena do Carmo-
dc.date.accessioned2025-08-27T15:17:15Z-
dc.date.available2025-08-27T15:17:15Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12480-
dc.description.abstractPepetela es el seudónimo del escritor angoleño Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, ganador del premio Camões en 1997 por el conjunto de su obra. Su vasta producción literaria presenta aspectos importantes de Angola, en los períodos colonial y poscolonial, en los que el autor participó directamente, ya que fue miembro del Movimiento Popular de Libertação de Angola (MPLA) durante la Guerra de Independencia. Pepetela produce un discurso de resistencia al denunciar, en novelas como As aventuras de Ngunga (2023), Mayombe (2019), Yaka (1984), A geração da utopia (2013), Predadores (2008) y Sua excelencia, de corpo presente (2020), factores relacionados con los problemas internos que debilitaron el movimiento, así como aquellos que respaldan el discurso del colonizador portugués. Esta investigación de máster tiene como objeto de estudio la obra Sua excelencia, de corpo presente, publicada en 2020, cuyo protagonista, un dictador fallecido, revela los engranajes de su gobierno dictatorial que reitera el proyecto imperial y su política de muerte. Así, su objetivo es analizar los principales factores presentes en la producción literaria de Pepetela, que darían lugar al contexto necropolítico evidenciado por el narrador-difunto en su discurso. Durante la ceremonia del cuerpo presente, en el Palacio Imperial, el dictador africano revela las estrategias del gobierno que dan lugar a una política de desvalorización de la vida de los menos favorecidos. Para fundamentar esta investigación de carácter cualitativo, se abordarán las posiciones de Candido (2006) frente a la crítica sociológica, en el enfoque de la literatura, considerando la relación de sentido de los elementos indisociables autor-obra-público, teniendo en cuenta los aspectos sociales de Angola convocados en la obra de Pepetela. En el campo de la necropolítica, tomaremos como referencia los conceptos de Mbembe (2018), así como las contribuciones teóricas de Arendt (1998); Césaire (2020); Fanon (1968); Foucault (1999, 2022); Hall (2022); Mata (2000) y Said (2011) para argumentar sobre las cuestiones políticas y culturales que recayeron sobre Angola, teniendo en cuenta el tratamiento de la democracia en el escenario mundial. De este modo, será posible comprender cómo se desarrolla la necropolítica en la figura del dictador y sus dirigentes, incluso después de la independencia.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPós-colonialismo-
dc.subjectNecropolítica-
dc.subjectPepetela-
dc.subjectSua excelência de corpo presente.-
dc.titleA NECROPOLÍTICA E O PROJETO IMPERIAL DA MORTE EM SUA EXCELÊNCIA, DE CORPO PRESENTE, DE PEPETELApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carina Marques Duarte-
dc.description.resumoPepetela é o codinome do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, vencedor do prêmio Camões, em 1997, pelo conjunto de sua obra. Sua vasta produção literária apresenta aspectos importantes de Angola, nos períodos colonial e pós-colonial, cuja participação do autor se deu de forma direta, uma vez membro do Movimento Popular de Libertação de Angola – MPLA, durante a Guerra de Independência. Pepetela produz um discurso de resistência ao denunciar, em romances como As aventuras de Ngunga (2023), Mayombe (2019), Yaka (1984), A geração da utopia (2013), Predadores (2008) e Sua excelência, de corpo presente (2020), fatores relativos aos problemas internos que fragilizaram o movimento, bem como aqueles que endossam o discurso do colonizador português. Esta Dissertação tem como objeto de estudo a obra Sua excelência, de corpo presente, publicada em 2020, cujo protagonista, um ditador morto, revela as engrenagens do seu governo ditatorial que reitera o projeto imperial e sua política de morte. Assim, tem como objetivo analisar os principais fatores presentes na produção literária de Pepetela, que viriam a resultar no contexto necropolítico evidenciado pelo narrador-defunto em seu discurso. Durante a cerimônia de corpo presente, no Palácio Imperial, o ditador africano revela as estratégias do governo que resultam em uma política de desvalorização da vida dos menos favorecidos. Para a fundamentação desta pesquisa de cunho qualitativo, serão abordados os posicionamentos de Candido (2006) diante da Crítica Sociológica, na abordagem da literatura, considerando a relação de sentido dos elementos indissociáveis autor-obra-público, tendo em vista os fatores sociais de Angola convocados na obra de Pepetela. No campo da Necropolítica, tomaremos como referência os conceitos de Mbembe (2018), assim como as contribuições teóricas de Arendt (1998); Césaire (2020); Fanon (1968); Foulcault (1999, 2022); Hall (2022); Mata (2000) e Said (2011) para a argumentação acerca das questões políticas e culturais que recaíram sobre Angola, considerando o tratamento da democracia no cenário mundial. Dessa forma, será possível compreender como a necropolítica se desenvolve na figura do ditador e de seus dirigentes, mesmo após a independência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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