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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12479
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | MISRRAHELLY PENA DO ESPIRITO SANTO | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-27T14:11:11Z | - |
dc.date.available | 2025-08-27T14:11:11Z | - |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12479 | - |
dc.description.abstract | The graphic novel The Pervert (2018), written by Michelle Perez and illustrated by Remy Boydell, sensitively portrays the experiences of a young trans woman in Seattle, addressing themes such as gender identity, social exclusion, and the everyday effects of transphobia through the specific resources of sequential narrative. According to Butler (1997, 2004, 2015) and Preciado (2018, 2023), transphobias consist of a set of practices and discourses that produce and sustain the marginalization of trans subjects. Based on this understanding, this study takes transphobia as its central axis of analysis, seeking to understand how The Pervert (2018) represents the symbolic, physical, and institutional violence experienced by the protagonist, as well as the strategies of resistance and self-construction she mobilizes.The specific objectives of this research are to analyze the visual and textual strategies used to depict trans experiences in the work, with emphasis on the fragmentation of temporality, the graphic animalization of the character, and the urban spatiality as a setting of exclusion. To this end, a qualitative methodology is adopted, based on the critical analysis of graphic narratives and grounded in the works of Will Eisner (1989), Hillary Chute (2010), and queer theory. The analysis was conducted using the integrative review method (Whittemore & Knafl, 2005), which enables the articulation of different theoretical and empirical sources in the investigation of complex phenomena.The analytical procedures followed three main stages: (1) a review of the state of the art on transphobia, passability, and mechanisms of bodily regulation; (2) the selection and categorization of panels from The Pervert (2018) that address these themes; and (3) an interpretive analysis of the selected graphic and narrative elements, considering the meaning-making processes produced by the interplay of text and image within the sequential narrative. The analysis revealed that The Pervert (2018) challenges the boundaries of traditional representation by deconstructing narrative linearity and rejecting simplified readings of gender identity, thus highlighting the precariousness of trans existence in a cisnormative and hostile context.The findings indicate that the comic offers a symbolic space for elaborating dissident subjectivities, allowing for the recognition of complex and affective experiences. The work represents a significant contribution to gender studies and to the field of graphic narratives, offering a powerful, critical, and ethical representation of trans lives, and reaffirming the comic medium as a tool of resistance and political intervention. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | - |
dc.subject | Transfobias | - |
dc.subject | The Pervert (2018) | - |
dc.title | As transfobias na história em quadrinhos “The Pervert” (2018) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carlos Eduardo de Araujo Placido | - |
dc.description.resumo | A história em quadrinhos The Pervert (2018), criada por Michelle Perez e desenhada por Remy Boydell, retrata de forma sensível as experiências de uma jovem mulher trans em Seattle, abordando temas como identidade de gênero, exclusão social e os efeitos cotidianos da transfobia por meio de recursos próprios da narrativa sequencial. De acordo com Butler (1997, 2004, 2015) e Preciado (2018, 2023), as transfobias constituem um conjunto de práticas e discursos que produzem e sustentam a marginalização de sujeitos trans. Partindo dessa concepção, este estudo toma a transfobia como eixo central de análise, buscando compreender de que modo a história em quadrinhos The Pervert (2018) representa as violências simbólicas, físicas e institucionais vivenciadas pela protagonista, bem como as estratégias de resistência e autoconstrução por ela mobilizadas. Os objetivos específicos da pesquisa são analisar as estratégias visuais e textuais utilizadas para representar as vivências trans na obra, com ênfase na fragmentação da temporalidade, na animalização gráfica da personagem e na espacialidade urbana como cenário de exclusão. Para isso, adota-se uma metodologia qualitativa, com base na análise crítica de narrativas gráficas, fundamentada nos estudos de Will Eisner (1989), Hillary Chute (2010) e na teoria queer. A análise foi conduzida por meio do método de revisão integrativa (Whittemore; Knafl, 2005), que permite articular diferentes fontes teóricas e empíricas na investigação de fenômenos complexos. Os procedimentos analíticos seguem três etapas principais: (1) levantamento do estado da arte sobre transfobia, passabilidade e dispositivos de regulação dos corpos trans; (2) seleção e categorização de painéis da história em quadrinhos The Pervert (2018) que evidenciem essas temáticas; e (3) análise interpretativa dos elementos gráficos e narrativos selecionados, considerando os efeitos de sentido produzidos pela articulação entre texto e imagem no contexto da narrativa sequencial. A análise revelou que The Pervert (2018) tensiona os limites da representação tradicional ao desconstruir a linearidade narrativa e recusar leituras simplificadas da identidade de gênero, evidenciando a precariedade da existência trans em um contexto cisnormativo e hostil. Os resultados apontam que a história em quadrinhos oferece um espaço de elaboração simbólica das subjetividades dissidentes, permitindo o reconhecimento de experiências complexas e afetivas. A obra representa uma importante contribuição para os estudos de gênero e para o campo das narrativas gráficas, ao propor uma representação potente, crítica e ética das vivências trans, reafirmando os quadrinhos como instrumento de resistência e intervenção política. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas) |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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