Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDanilo Aparecido Matias dos Santos-
dc.date.accessioned2025-08-27T14:02:05Z-
dc.date.available2025-08-27T14:02:05Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12478-
dc.description.abstractThis project aims to investigate how experience with games, toys, and prototypes, as well as the use of manuals and tutorials, can influence the learning of mathematics, particularly quadratic equations and functions. Through a didactic sequence inspired by maker culture, we seek to understand how this approach can promote students' initiative and autonomy, in addition to facilitating the connection between playful activities and conventional ones, helping them develop competencies and skills in a more meaningful learning environment.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRoteiros-
dc.subjectProjeto pedagógico-
dc.subjectLeitura-
dc.subjectPensamento computacional-
dc.subjectEnsino-
dc.titleA função quadrática no 9º ano: Práticas com roteiros e projetos como estratégias de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Allan Edley Ramos de Andrade-
dc.description.resumoEste projeto tem como objetivo investigar como a experiência com jogos, brinquedos e protótipos, bem como o uso de manuais e tutoriais, pode influenciar a aprendizagem da matemática, em especial, equações e funções do 2.º grau. Através de uma sequência didática inspirada na cultura maker, buscamos entender como essa abordagem pode promover a iniciativa e a autonomia dos alunos, além de facilitar a conexão entre atividades lúdicas com as convencionais, ajudando-os a desenvolver competências e habilidades em um ambiente de aprendizagem mais significativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.