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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12473
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE UM CAMPUS DA UFMS SOBRE A COMPENSAÇÃO JUSTA E ADEQUADA, COM BASE NO MODELO DE RICHARD WALTON |
Autor(es): | AMANDA RODRIGUES DA SILVA |
Primeiro orientador: | ROCIO DEL PILAR LOPEZ CABANA |
Resumo: | Este artigo analisa a percepção dos docentes do Campus de Chapadão do Sul da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) sobre a compensação justa e adequada, com base na dimensão proposta por Richard Walton em seu modelo de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas aplicadas a doze professores de diferentes cursos. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram insatisfação dos docentes em relação à remuneração e aos benefícios recebidos, especialmente quando comparados a outras carreiras do serviço público, além de indicarem um sentimento de desvalorização da profissão docente. Apesar da estrutura salarial interna ser considerada justa, a percepção de equidade externa foi amplamente questionada. O estudo evidencia a importância de políticas institucionais que valorizem o trabalho docente, tanto por meio de uma remuneração mais equitativa quanto pelo reconhecimento simbólico e social da profissão, os quais podem impactar a qualidade do ensino e o bem-estar dos profissionais. |
Abstract: | This article analyzes the perception of professors at the Chapadão do Sul Campus of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) regarding fair and adequate compensation, based on the dimension proposed by Richard Walton in his Quality of Work Life (QWL) model. The research used a qualitative approach, with semi-structured interviews applied to twelve professors from different courses. Data analysis was performed using Bardin's content analysis technique. The results reveal dissatisfaction among teachers regarding the remuneration and benefits received, especially when compared to other careers in the public service, in addition to indicating a feeling of devaluation of the teaching profession. Although the internal salary structure is considered fair, the perception of external equity was widely questioned. The study highlights the importance of institutional policies that value teaching work, both through more equitable remuneration and through symbolic and social recognition of the profession, which can impact the quality of teaching and the well-being of professionals. |
Palavras-chave: | Ensino Superior Compensação Docentes de Universidades Federais Qualidade de Vida no Trabalho. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12473 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Administração - Bacharelado (CPCS) |
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