Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12442
Tipo: Dissertação
Título: "Projeto ConsciêncIA: Uma Plataforma para Auxílio no Ensino de Inteligência Artificial na Educação Básica”
Autor(es): Jorge Emilio da Costa Walder
Primeiro orientador: Anderson Correa de Lima
Resumo: A Inteligência Artificial (IA) tem promovido mudanças em diversos setores da sociedade, exigindo novas competências, especialmente no campo educacional. No Brasil, ainda são escassas as iniciativas voltadas ao letramento em IA na Educação Básica, especialmente na formação de professores. Para contribuir com essa lacuna, foi desenvolvida a plataforma educacional web Projeto ConsciêncIA, concebida no âmbito de um projeto de extensão da Faculdade de Computação da UFMS. A plataforma é voltada à formação inicial de docentes, oferecendo um minicurso interativo sobre fundamentos da IA. Este estudo apresenta três etapas: uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que embasa teoricamente a proposta; o desenvolvimento da plataforma; e sua aplicação com 148 estudantes de cursos de licenciatura. Os dados coletados apontam que os participantes apresentaram concepções equivocadas sobre IA, indicando a importância de iniciativas educativas introdutórias. Após a realização do minicurso, relataram maior compreensão sobre conceitos básicos da área e demonstraram mais confiança para abordar o tema em sua futura prática docente. O trabalho contribui como uma experiência inicial no desenvolvimento de materiais educativos sobre IA voltados à formação docente no Brasil.
Abstract: Artificial Intelligence (AI) has brought changes to several sectors of society, requiring new skills, especially in the educational field. In Brazil, initiatives aimed at AI literacy in Basic Education are still scarce, particularly in teacher training. To address this gap, the web-based educational platform Projeto ConsciêncIA was developed as part of an extension project of the Faculty of Computing at UFMS. The platform targets pre-service teacher training, offering an interactive mini-course on the fundamentals of AI. This study presents three stages: a Systematic Literature Review (SLR) that theoretically supports the proposal; the platform development; and its implementation with 148 undergraduate teaching students. The collected data indicate that participants held misconceptions about AI, highlighting the importance of introductory educational initiatives. After completing the mini-course, they reported a greater understanding of basic AI concepts and increased confidence in addressing the topic in their future teaching practice. This work serves as an initial experience in developing educational materials on AI for teacher training in Brazil.
Palavras-chave: IA, Educação, Ensino Básico
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12442
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
projeto_consciencia_jorge_walder.pdf6,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.