Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12407
Tipo: Tese
Título: BILINGUISMO, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: Percepções de Alunos, Egressos e Docentes no Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFGD
Autor(es): MAIARA CANO ROMERO PEREIRA
Primeiro orientador: Patricia Graciela da Rocha
Resumo: RESUMO Nas últimas décadas, as políticas de inclusão no ensino superior brasileiro têm buscado garantir o acesso e a permanência de estudantes surdos por meio da oferta de cursos específicos, como a Licenciatura em Letras Libras. Nesse contexto, os cursos na modalidade a distância assumem papel importante, especialmente em regiões afastadas dos grandes centros. No entanto, apesar dos avanços, ainda são escassos os estudos que investigam de forma aprofundada os desafios e as potencialidades desses cursos na formação bilíngue de professores surdos e ouvintes. A partir dessas observações iniciais, desenvolvemos esta pesquisa com o propósito de analisar o Curso de Licenciatura em Letras Libras, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), oferecido na modalidade a distância, com especial atenção aos processos de ensino e aprendizagem, à formação docente e às condições de acessibilidade linguística oferecidas aos estudantes. Nosso objetivo geral foi analisar as percepções de docentes, alunos e egressos do curso de Letras Libras da UFGD sobre os desafios e as potencialidades da formação bilíngue, com foco nas questões de bilinguismo e inclusão, nas dificuldades no ensino e na aprendizagem, nas metodologias e nos recursos de ensino, bem como nos desafios do Ensino a Distância (EaD). Com base nesse objetivo, os objetivos específicos foram: identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no curso, levantar as lacunas percebidas pelos sujeitos da pesquisa e apontar estratégias que possam contribuir para uma formação mais efetiva e inclusiva, considerando as especificidades linguísticas e educacionais dos estudantes. Fundamentamos esta pesquisa na perspectiva da Linguística Aplicada, compreendida como um campo transdisciplinar e socialmente comprometido, que busca refletir e intervir sobre problemas reais relacionados à linguagem em contextos diversos, entre eles a educação de surdos e a formação docente. Assim, dialogamos com estudos sobre a educação bilíngue de surdos com foco na formação de professores e nos desafios da acessibilidade linguística no ensino superior, articulando-nos ainda às discussões sobre educação a distância e o uso de tecnologias inclusivas. Nosso referencial teórico contempla autores que abordam a formação de professores surdos e ouvintes para o ensino bilíngue, como Quadros (2017), Fernandes (2019), Skliar (2006), Stumpf (2013) e Borges (2012), as políticas de inclusão e acessibilidade comunicacional, e nos apoiamos na Análise de Conteúdo como método qualitativo para a interpretação dos dados gerados. Como resultado, por um lado, destacamos que as análises apontaram que docentes, alunos e egressos percebem lacunas significativas na formação em Língua Portuguesa como Segunda Língua (L2), especialmente entre alunos surdos, que ingressam no ensino superior com carência de uma base linguística na L2 desde a educação básica. Nesse sentido, as dificuldades no domínio da escrita em Língua Portuguesa geram sentimentos de insegurança e dependência, o que compromete a autonomia desses estudantes. Dessa maneira, a reestruturação curricular do curso, ao reduzir a carga horária de disciplinas voltadas à L2, não contribui para a superação desses desafios. Por outro lado, o uso de recursos tecnológicos e estratégias visuais emergiu como importante potencialidade, a ser melhor explorada, apontando caminhos para o fortalecimento da proposta bilíngue. Concluímos, com esta pesquisa, que a efetivação de uma formação verdadeiramente inclusiva exige ações concretas de reestruturação curricular, investimento na formação de professores e intérpretes, além do aprimoramento dos materiais didáticos acessíveis a diferentes perfis de estudantes. Palavras-chave: Letras Libras. Formação docente. Acessibilidade linguística. Bilinguismo.
Abstract: ABSTRACT In recent decades, inclusion policies in Brazilian higher education have sought to ensure access and retention of deaf students by offering specific courses, such as the Bachelor's Degree in Libras. In this context, distance learning courses play an important role, especially in regions far from large urban centers. However, despite the advances, there are still few studies that investigate in depth the challenges and potential of these courses in the bilingual training of deaf and hearing teachers. Based on these initial observations, we developed this research with the purpose of analyzing the Bachelor's Degree in Libras at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), with special attention to the teaching-learning processes, teacher training, and the linguistic accessibility conditions offered to students. Our general objective was to analyze the perceptions of teachers, students and graduates of the Libras course at UFGD about the challenges and potential of bilingual education, focusing on issues of bilingualism and inclusion, difficulties in teaching and learning, teaching methodologies and resources, as well as the challenges of Distance Learning (EaD). Based on this objective, the specific objectives were: to identify the pedagogical practices developed in the course, to identify the gaps perceived by the research subjects and to point out strategies that can contribute to a more effective and inclusive education, considering the linguistic and educational specificities of the students. We base this research on the perspective of Applied Linguistics, understood as a transdisciplinary and socially committed field that seeks to reflect and intervene on real problems related to language in diverse contexts, including deaf education and teacher training. Thus, we dialogue with studies on bilingual education for the deaf with a focus on teacher training and the challenges of linguistic accessibility in higher education, also articulating ourselves with discussions on distance education and the use of inclusive technologies. Our theoretical framework includes authors who address the training of deaf and hearing teachers for bilingual education, such as Quadros (2017), Fernandes (2019), Skliar (2006), Stumpf (2013) and Borges (2012), inclusion policies and communication accessibility, and we rely on Content Analysis as a qualitative method for interpreting the data generated. As a result, we highlight that the analyses indicated that teachers, students and graduates perceive significant gaps in the training in Portuguese as L2, especially among deaf students, who enter higher education lacking a linguistic foundation in L2 since basic education. In this sense, difficulties in mastering writing in Portuguese generate feelings of insecurity and dependence, impacting the autonomy of these students. Thus, the curricular restructuring of the course, by reducing the workload of subjects focused on L2, does not contribute to overcoming these challenges. On the other hand, the use of technological resources and visual strategies emerged as an important potential that should be better explored, indicating ways to strengthen the bilingual proposal. We conclude, with this research, that the implementation of a truly inclusive education requires concrete actions of curricular restructuring, investment in the training of teachers and interpreters, in addition to the improvement of teaching materials accessible to different student profiles. Keywords: Libras letters. teacher training. linguistic accessibility. bilingualism.
Palavras-chave: não informou
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12407
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

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