Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12335
Tipo: | Tese |
Título: | AS INTERAÇÕES EM PRÁTICAS DE REVISÃO E DE REESCRITA TEXTUAIS REALIZADAS POR MEIO DO MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
Autor(es): | VINICIUS DA SILVA ZACARIAS |
Primeiro orientador: | Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro |
Resumo: | Esta tese trata da interação entre os estudantes e da deles com o professor nas práticas de revisão e de reescrita de textos dissertativo-argumentativos do Enem, realizadas por meio de metodologias ativas. O trabalho resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho interpretativista, filiada à Linguística Aplicada (Moita Lopes, 1994, 2006) e desenvolvida metodologicamente a partir de princípios da concepção de pesquisa-ação (Thiollent, 2011). A tese defendida é a de que a participação dos estudantes em atividades de revisão e de reescrita, em grupos, organizadas a partir de uma metodologia ativa ligada à educação híbrida, o modelo de rotação por estações, em conjunto com as ações realizadas pelo docente ao longo da atividade educativa, contribui para o desenvolvimento da autonomia desses discentes enquanto revisores de seus próprios textos. Assim, o objetivo geral do estudo é compreender como as interações dos estudantes de ensino médio integrado, entre si e com o docente, durante a participação em atividades de revisão e reescrita coletivas pautadas pelo modelo de rotação por estações pode desenvolver a autonomia desses aprendizes como revisores de suas próprias produções textuais. Os objetivos específicos são: i) analisar a contribuição dos andaimes presentes nas interações entre os estudantes e nas deles com o docente, durante as atividades de revisão e reescrita realizadas coletivamente, para o desenvolvimento dos educandos enquanto revisores de textos; e ii) analisar quais aspectos das discussões em grupo aparecem refletidos na produção textual dos estudantes quando eles precisam revisar e reescrever seus próprios textos sem o auxílio de um leitor externo. As principais bases teóricas em que se apoia o trabalho são: o entendimento enunciativo-discursivo da linguagem (Bakhtin, 2015, 2016; Volóchinov, 2017, 2019); a compreensão da escrita como trabalho (Fiad; Mayrink-Sabinson, 1994 [1991]); os estudos de Vigotski (2001, 2007) sobre interação, colaboração e internalização, bem como os de Van de Pol, Volman e Beishuizen (2010) acerca da andaimagem. Os dados foram gerados a partir de um projeto de ensino sobre a redação do Enem, conduzido pelo autor deste trabalho, no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – câmpus Coxim, em 2023, por meio de gravações das interações em áudio, questionários, entrevistas, materiais escritos pelos discentes e pelo pesquisador, bem como anotações de campo. A contribuição do estudo está no fato de que ele permite ampliar a compreensão, o desenvolvimento e o aprimoramento do trabalho com revisão e reescrita textuais coletivas e colaborativas por meio de metodologias ativas, consistindo em um aporte para a formação de professores. Os resultados indicam que tanto as interações estabelecidas entre os estudantes quanto as deles com o educador contribuíram para o desenvolvimento dos educandos enquanto revisores de seus próprios textos. Isso se deu pelo fato de que os participantes internalizaram progressivamente saberes e práticas importantes para revisar e reescrever, partindo de situações em que recebiam mais colaboração externa para outras em que esse suporte diminuía. Ademais, a investigação evidencia a atuação do professor como fator essencial para o desenvolvimento da autonomia dos discentes na revisão e na reescrita de seus textos. |
Abstract: | This thesis concerns the interaction between students as well as between them and the teacher in practices of revision and rewriting of Enem argumentative essays, carried out through active methodologies. The work is the result of qualitative and interpretivist research, affiliated with Applied Linguistics (Moita Lopes, 1994, 2006) and methodologically carried out through assumptions of the conception of action research (Thiollent, 2011). The thesis defended is that the participation of the students in revision and rewriting activities, in groups, organized based on an active methodology related to blended learning, the station rotation model, together with the teacher’s actions throughout the educational practice, contributes to the development of the autonomy of these pupils as revisers of their own texts. Thus, the main goal of the study is to understand how the interactions of integrated high school students between each other and with the teacher, during their participation in collective revision and rewriting activities guided by the station rotation model can develop the autonomy of the pupils as revisers of their own text production. The specific goals are: i) to analyze the contribution of scaffolding present in the interactions between the students as well as between them and the teacher, during the revision and rewriting activities carried out collectively, to the development of the students as text revisers; and ii) to analyze which aspects of the group discussions are reflected in the students’ text production when they need to revise and rewrite their own texts without the help of an external reader. The main theoretical base for the research is: the enunciative-discursive view of language (Bakhtin, 2015, 2016; Volóchinov, 2017, 2019); the understanding of writing as work (Fiad; Mayrink-Sabinson, 1994 [1991]); Vigotski’s studies (2001, 2007) on interaction, collaboration and internalization, as well as those of Van de Pol, Volman and Beishuizen (2010) about scaffolding. The data were generated from a teaching project about the Enem essay conducted by the author of this work, in the Federal Institute of Mato Grosso do Sul (IFMS) – campus Coxim, in 2023, through recording of interactions, questionnaires, interviews, materials written by students and by the researcher as well as field notes. The contribution of the research relies on the fact that it allows for the expansion of understanding, development and improvement of the work with collective and collaborative text revision and rewriting through active methodologies, consisting of a contribution to teacher training. The results show that both the interactions between the students and between them and the educator contributed to the development of participants as revisers of their own texts. This was due to the fact that the students progressively internalized knowledge and practices that are important to revise and to rewrite, starting from situations in which they received more external collaboration to those in which this support decreased. In addition, the research highlights the teacher’s acting as an essential factor to students’ development of autonomy in the revision and rewriting of their texts. |
Palavras-chave: | Enem Metodologias ativas Andaimagem |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12335 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Vinicius-da-Silva-Zacarias-tese.pdf | 8,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.