Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12295
Tipo: Dissertação
Título: Teletrabalho: análise das potencialidades e fragilidades após a sua implementação no contexto de um Tribunal de Justiça
Autor(es): LUIS EDUARDO BERNARDES DE ALMEIDA RIBEIRO
Primeiro orientador: Marcelo Ribeiro Silva
Resumo: Este trabalho analisou a implementação do teletrabalho em um Tribunal de Justiça (TJ) durante e após a pandemia da covid-19, com o objetivo principal de desenvolver um manual com diretrizes para a implantação dessa forma de labor. Com a adoção massiva do teletrabalho devido à crise sanitária, o estudo focou em entender os desafios e benefícios desse regime, especialmente após a Resolução nº 481 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou o retorno ao trabalho presencial. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as fragilidades e potencialidades do teletrabalho após a sua implementação no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, adotando, para isso, os seguintes objetivos específicos: compreender a influência financeira nas despesas de custeio do TJ durante o período de teletrabalho; avaliar a percepção dos servidores do nível operacional quanto ao retorno presencial; comparar os dados de produtividade dos servidores do TJ no período de teletrabalho e presencial; e desenvolver um manual com diretrizes para a implantação do teletrabalho no Tribunal de Justiça que favoreça a otimização de processos e a qualidade de vida dos servidores. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Além disso, foram coletadas as percepções dos servidores do TJ por meio de instrumento de coleta de dados, focando em aspectos organizacionais, tecnológicos e socioprofissionais em relação a resultados e ao desempenho. Como forma de complementar e validar esses primeiros dados obtidos, foram realizadas, ainda, a observação e a análise documental. Trata-se de estudo qualitativo, no qual os instrumentos de coleta de dados foram analisados por meio da técnica de codificação. Como um dos objetivos específicos, foi ainda desenvolvido um manual para otimizar os processos e melhorar a qualidade de vida dos servidores do Tribunal de Justiça. Ao final, foi possível concluir que, embora o teletrabalho esteja consolidado em diversas funções, a ausência de uma regulamentação clara pode comprometer a transparência e a segurança organizacional, não devendo essa modalidade ser encarada como solução transitória, mas, sim, como ferramenta estratégica de modernização administrativa e valorização do servidor público. Dessa forma, é imprescindível que sua institucionalização ocorra de forma planejada, com suporte normativo claro, infraestrutura adequada e, sobretudo, respeito à autonomia decisória dos órgãos públicos, em consonância com os princípios republicanos e democráticos que regem a administração pública brasileira.
Abstract: This study analyzed the implementation of telework in a Court of Justice (TJ) during and after the covid-19 pandemic, with the primary goal of developing a manual with guidelines for the implementation of this work modality. With the widespread adoption of telework due to the health crisis, the study focused on understanding the challenges and benefits of this regime, especially following Resolution n. 481 of the National Council of Justice (CNJ), which mandated the return to in-person work. The general objective of this research was to analyze the weaknesses and strengths of telework after its implementation in the Court of Justice of Mato Grosso do Sul, adopting the following specific objectives: to understand the financial impact on the TJ’s operating expenses during the telework period; to assess the perception of operational-level employees regarding the return to in-person work; to compare the productivity data of TJ employees during the telework and in-person periods; and to develop a manual with guidelines for implementation telework in the Court of Justice that promotes fosters process optimization and enhances employees’ quality of life. To achieve this, a qualitative, exploratory, and descriptive study was conducted. Additionally, data were collected from TJ’s employees through a data collection instrument, focusing on organizational, technological and socio-professional aspects related to results and performance. To complement and validate these initial findings, observation and document analysis were also carried out. This is a qualitative study, in which the data collection instruments were analyzed using coding techniques. As one of the specific objectives, a manual was also developed to optimize processes and improve the quality of life for Court of Justice employees. In conclusion, although telework has become established in various functions, the lack of clear regulation can compromise transparency and organizational security. Therefore, this work modality should not be viewed as a temporary solution but as a strategic tool for administrative modernization and the valorization of public servants. To this end, its institutionalization must occur in a planned manner, with clear regulatory support, adequate infrastructure, and, above all, respect for the decision-making autonomy of public bodies, in accordance with the republican and democratic principles that govern brazilian public administration.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12295
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Teletrabalho - Versão FINAL - REVISADA-COM ANEXOS.pdf11,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.