Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12260
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Movimento Paralímpico: análises e reflexões acerca do curso introdutório de formação profissional oferecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. |
Autor(es): | LUÍS AUGUSTO MOURA MARTINEZ |
Primeiro orientador: | MARINA BRASILIANO SALERNO |
Resumo: | O presente estudo, caracterizado como qualitativo, descritivo e exploratório, fruto do Trabalho de Conclusão de Curso em Educação Física - Bacharelado, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, teve como objetivo analisar e descrever o curso Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte, dentro de suas particularidades e potencialidades como formação continuada voltada à docentes e profissionais de Educação Física. Desta forma, realizou-se a descrição do curso a partir da experiência de um dos autores, com posterior análise e fundamentação teórica. As informações obtidas no curso foram analisadas a partir da análise de conteúdo, subdividindo o trabalho em três eixos temáticos-análiticos: a) Das possíveis concepções: objetivos do curso e processo sociocultural do paradesporto; b) Das possíveis conexões: as propostas do Comitê Paralímpico Brasileiro; das modalidades paradesportivas e da classificação esportiva; c) Ação: reflexões a partir do guia escolar paralímpico e suas implicações para prática. A partir das discussões e análises, tem-se, a partir das considerações pertinentes ao curso, observa-se influência positiva, mas não completa para formação docente, pois o curso é limitado somente aos tipos de deficiência elegíveis - ao paradesporto, e não atenta-se à inclusão ampliada, necessária para ambientes intra e extraescolar. |
Abstract: | The present study, characterized as qualitative, descriptive, and exploratory, is the result of an undergraduate thesis in Physical Education – Bachelor’s degree, conducted at the Federal University of Mato Grosso do Sul. Its objective was to analyze the course Paralympic Movement: Basic Fundamentals of Sport, focusing on its particularities and potential as continuing education for teachers and professionals in the field of Physical Education. To this end, the course was described based on the experience of one of the authors, followed by a theoretical analysis. The information obtained from the course was examined through content analysis, structuring the study into three thematic-analytical axes: a) Possible conceptions: course objectives and the sociocultural process of parasport; b) Possible connections: the proposals of the Brazilian Paralympic Committee, the parasport modalities, and sport classification; c) Action: reflections based on the Paralympic school guide and its implications for pedagogical practice. From the discussions and analyses, the course is found to have a positive influence, but incomplete on teachers education, as it is limited to the types of disabilities eligible for parasport and does not address broader inclusion, which is essential for both intra- and extracurricular educational environments. |
Palavras-chave: | Educação Física inclusiva Esporte Adaptado Formação continuada. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12260 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Educação Física - Bacharelado (FAED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
28177.pdf | 419,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.