Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12257
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Competência Digital na Formação Docente: Um Estudo sobre Autopercepção, Confiança e Desempenho Prático
Autor(es): PAOLA CATERINI
Primeiro orientador: ESTEICE JANAINA SANTOS BATISTA
Resumo: Este artigo apresenta uma investigação sobre a competência digital de futuras docentes, na etapa final do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Adotando a abordagem de estudo de caso com metodologia mista, a pesquisa triangula dados de um questionário final (baseado no framework DigComp), da análise documental de portfólios digitais e de um diário de campo da pesquisadora-monitora. Os resultados revelam uma notável evoluçãoo na autoconfiança das estudantes ao longo da graduação, mas demonstram, por meio da an´alise de desempenho, a persistência de dificuldades técnicas em tarefas práticas e complexas. Evidencia-se também que a autopercepção das alunas, que majoritariamente se consideram em um nível ’Básico’, é realista e corroborada pela performance observada. Conclui-se que a formação inicial precisa ir além do ensino instrumental de ferramentas, promovendo projetos integradores que desenvolvam a aplicação pedagógica das tecnologias e enfrentem as barreiras de acesso a equipamentos adequados.
Abstract: This article presents an investigation into the digital competence of pre-service teachers in their final year of a Pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), Brazil. Adopting a mixed-methods case study approach, the research triangulates data from a final questionnaire based on the DigComp framework, documentary analysis of digital portfolios, and a researcher-monitor’s field diary. The findings reveal a significant increase in students’ self-confidence with digital tools throughout their undergraduate studies. However, performance analysis demonstrates the persistence of technical difficulties in practical, complex tasks. Furthermore, the study shows that the students’ self-assessment, which places them mostly at a ’Basic’ proficiency level, is realistic and corroborated by their observed performance. The study concludes that initial teacher education must move beyond instrumental tool training towards integrated, project-based learning that fosters the pedagogical application of technology and addresses barriers related to access to adequate hardware.
Palavras-chave: competência digital
formação inicial
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12257
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação - Bacharelado (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
25959.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.