Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12257
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Competência Digital na Formação Docente: Um Estudo sobre Autopercepção, Confiança e Desempenho Prático |
Autor(es): | PAOLA CATERINI |
Primeiro orientador: | ESTEICE JANAINA SANTOS BATISTA |
Resumo: | Este artigo apresenta uma investigação sobre a competência digital de futuras docentes, na etapa final do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Adotando a abordagem de estudo de caso com metodologia mista, a pesquisa triangula dados de um questionário final (baseado no framework DigComp), da análise documental de portfólios digitais e de um diário de campo da pesquisadora-monitora. Os resultados revelam uma notável evoluçãoo na autoconfiança das estudantes ao longo da graduação, mas demonstram, por meio da an´alise de desempenho, a persistência de dificuldades técnicas em tarefas práticas e complexas. Evidencia-se também que a autopercepção das alunas, que majoritariamente se consideram em um nível ’Básico’, é realista e corroborada pela performance observada. Conclui-se que a formação inicial precisa ir além do ensino instrumental de ferramentas, promovendo projetos integradores que desenvolvam a aplicação pedagógica das tecnologias e enfrentem as barreiras de acesso a equipamentos adequados. |
Abstract: | This article presents an investigation into the digital competence of pre-service teachers in their final year of a Pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), Brazil. Adopting a mixed-methods case study approach, the research triangulates data from a final questionnaire based on the DigComp framework, documentary analysis of digital portfolios, and a researcher-monitor’s field diary. The findings reveal a significant increase in students’ self-confidence with digital tools throughout their undergraduate studies. However, performance analysis demonstrates the persistence of technical difficulties in practical, complex tasks. Furthermore, the study shows that the students’ self-assessment, which places them mostly at a ’Basic’ proficiency level, is realistic and corroborated by their observed performance. The study concludes that initial teacher education must move beyond instrumental tool training towards integrated, project-based learning that fosters the pedagogical application of technology and addresses barriers related to access to adequate hardware. |
Palavras-chave: | competência digital formação inicial |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12257 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Sistemas de Informação - Bacharelado (FACOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
25959.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.