Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12245
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL, LIMITES E POSSIBILIDADES CONCEITUAIS. |
Autor(es): | FRANCISCO NELSON CARRETONI LOPES |
Primeiro orientador: | SAMUEL DE JESUS |
Resumo: | Este artigo afirma a importância da História Regional de Mato Grosso do Sul e seu ensino em sala de aula, suas limitações e possibilidades em atender as diretrizes oficiais da educação. Para isso, faz uma pesquisa historiográfica, propondo reflexões sobre fontes e narrativas que da história do povo da região, em seus recortes temporais evidenciando os silêncios e lacunas que marcaram esse processo. O estudo destaca a importância da presença indígena e paraguaia na formação da identidade sul-mato-grossense, muitas vezes negligenciada em discursos oficiais. Enfatiza o debate sobre os processos que transformaram a percepção da cultura após a divisão territorial, o que gerou desafios para o reconhecimento cultural da população, reforçando a necessidade de uma abordagem educativa que valorize as raízes históricas da região. A partir da análise das influências fronteiriças, migratórias e dos processos de aculturação, discute-se o papel da educação na construção de um olhar crítico sobre a própria identidade regional. A escola, enquanto espaço de aprendizagem e debate, deve promover reflexões sobre pertencimento e diversidade cultural, por meio da valorização da História Regional. Considerando as contribuições teóricas de Durval Albuquerque Junior, Stuart Hall, Peter Burke, Paulo Sérgio Nolasco dos Santos, e outros autores, argumenta-se que o ensino da História Regional é fundamental para evitar a simples absorção passiva de culturas externas e incentivar uma troca cultural autêntica. O artigo conclui que fortalecer o ensino da História Regional representa um ato de resistência e valorização cultural, essencial para a formação cidadã dos estudantes e para o reconhecimento do legado histórico que construiu Mato Grosso do Sul. Palavras chaves: História Regional - Educação - Mato Grosso do Sul. |
Abstract: | Este artículo afirma la importancia de la Historia Regional de Mato Grosso del Sur y su enseñanza en el aula, sus limitaciones y posibilidades para atender las directrices oficiales de la educación. Para ello, realiza una investigación historiográfica, proponiendo reflexiones sobre fuentes y narrativas de la historia del pueblo de la región, en sus recortes temporales, evidenciando los silencios y lagunas que marcaron este proceso. El estudio destaca la relevancia de la presencia indígena y paraguaya en la formación de la identidad sul-matogrosense, muchas veces desatendida en los discursos oficiales. Se enfatiza el debate sobre los procesos que transformaron la percepción de la cultura después de la división territorial, lo que generó desafíos para el reconocimiento cultural de la población, reforzando la necesidad de un enfoque educativo que valore las raíces históricas de la región. A partir del análisis de las influencias fronterizas, migratorias y de los procesos de aculturación, se discute el papel de la educación en la construcción de una mirada crítica sobre la propia identidad regional. La escuela, como espacio de aprendizaje y debate, debe promover reflexiones sobre el sentido de pertenencia y la diversidad cultural, a través de la valorización de la Historia Regional. Considerando las contribuciones teóricas de Durval Albuquerque Junior, Stuart Hall, Peter Burke, Paulo Sérgio Nolasco dos Santos y otros autores, se argumenta que la enseñanza de la Historia Regional es fundamental para evitar la simple absorción pasiva de culturas externas y fomentar un intercambio cultural auténtico. El artículo concluye que fortalecer la enseñanza de la Historia Regional representa un acto de resistencia y valorización cultural, esencial para la formación ciudadana de los estudiantes y para el reconocimiento del legado histórico que construyó Mato Grosso del Sur. Palabras clave: Historia Regional – Educación – Mato Grosso del Sur |
Palavras-chave: | História Regional - Educação - Mato Grosso do Sul. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12245 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | História - Licenciatura (FACH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
27296.pdf | 365,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.