Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12192| Tipo: | Capítulo de Livro | 
| Título: | EDUCANDO E APRENDENDO: A JORNADA DE UMA PIBIDIANA NA ESCOLA | 
| Autor(es): | ISABELY DE LIMA CABREIRA | 
| Primeiro orientador: | JANETE ROSA DA FONSECA | 
| Resumo: | Capítulo de relato de experiência prática de uma Pibidiana, destacando estratégias inovadoras de alfabetização, superação de desafios em sala de aula e o impacto do contexto cultural na formação docente e no aprendizado dos alunos. | 
| Abstract: | Este estudo relata as experiências de uma participante do PIBID (2022–2024), destacando desafios de adaptação, impacto da pandemia na aprendizagem e estratégias para a alfabetização. Enfatiza a valorização da cultura local na educação, especialmente no Pantanal, e analisa o papel do programa MS Alfabetiza. Os resultados mostram que a experiência prática fortalece a formação docente, promovendo confiança e habilidades pedagógicas, além de ressaltar a importância da integração cultural no ensino. | 
| Palavras-chave: | PIBID formação docente alfabetização cultura local educação.  | 
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | 
| Sigla da Instituição: | UFMS | 
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12192 | 
| Data do documento: | 2025 | 
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 22122.pdf | 139,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

