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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11991
Tipo: | Dissertação |
Título: | Políticas e Ações de Permanência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus de Campo Grande: pontos e contrapontos (2016-2024). |
Autor(es): | Gislaine Aparecida de Oliveira Nadai |
Primeiro orientador: | Carina Elisabeth Maciel |
Resumo: | Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa "História, Políticas, Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Política de Educação Superior/Mariluce Bittar (GEPPES/MB) e à Rede Universitas/BR. O objetivo geral consistiu em analisar as políticas e as ações de permanência dos cursos de graduação presencial da Cidade Universitária da UFMS - Campo Grande. Foram estabelecidos os objetivos específicos: examinar as políticas federais de acesso e permanência; identificar e mapear as ações institucionais voltadas à permanência estudantil; e caracterizar as estratégias desenvolvidas pela UFMS no período de 2020 a 2024. A presente pesquisa se justifica diante das desigualdades sociais que dificultam o acesso à educação superior, em especial por estudantes em situação de vulnerabilidade, evidenciando a necessidade de políticas públicas integradas que favoreçam a permanência com equidade. O estudo adotou o método histórico crítico-dialético, com pesquisa bibliográfica, análise documental e levantamento de dados secundários em fontes institucionais. Os resultados demonstram que a UFMS desenvolve um conjunto de ações de permanência que favorecem à permanência por meio de auxílios de assistência estudantil custeados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) ou como participante atendido ou bolsista dos projetos das áreas de ensino, pesquisa e extensão. Evidenciou-se que o acompanhamento dos estudantes da Assistência Estudantil ocorre de forma sistemática pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), o que não ocorre da mesma maneira com os demais bolsistas dos programas de outras áreas, isso dificulta o acompanhamento sistêmico dos beneficiários. Constatou-se também que fatores como limite de orçamento, quadro de servidores técnicos, desempenho acadêmico para manutenção das bolsas e disponibilidade de tempo para cumprimento do plano de trabalho são potenciais fragilidades para a participação dos estudantes, especialmente para os estudantestrabalhadores. Concluímos que, apesar dos avanços, a política de permanência exige articulação intersetorial, acompanhamento dos discentes e das especificidades dos cursos para o desenvolvimento de estratégias efetivas voltadas às necessidades dos estudantes. |
Abstract: | This dissertation is part of the research line "History, Policies, Education" of the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). It is affiliated with the Research Group on Higher Education Policy/Mariluce Bittar (GEPPES/MB) and the Universitas/BR Network. The general objective was to analyze the policies and actions aimed at ensuring student retention in on-campus undergraduate programs at the UFMS University City campus in Campo Grande. The specific objectives were: to examine federal policies on access and retention; to identify and map institutional actions focused on student retention; and to characterize the strategies developed by UFMS from 2020 to 2024. This research is justified by the social inequalities that hinder access to higher education, especially for students in vulnerable situations, highlighting the need for integrated public policies that promote equitable retention. The study adopted a historical-critical-dialectical method, including bibliographic research, document analysis, and the collection of secondary data from institutional sources. The results show that UFMS implements a range of retention actions, primarily through student assistance grants funded by the National Student Assistance Program (PNAES), or through scholarships offered within teaching, research, and extension projects. It was observed that the monitoring of students receiving Student Assistance is conducted systematically by the Office of Student Affairs (Proaes), which is not the case for scholarship holders in other areas, making it difficult to maintain a systemic follow-up of all beneficiaries. The study also found that factors such as budget constraints, limited technical staff, academic performance requirements for maintaining scholarships, and time availability for fulfilling work plans pose significant challenges for student participation—especially for working students. The conclusion drawn is that, despite progress, retention policy still requires intersectoral coordination, ongoing student monitoring, and attention to course-specific needs in order to develop effective strategies tailored to students' realities. |
Palavras-chave: | .: Expansão Educação Superior Permanência Estudantil |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11991 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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