Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPAULO EDUARDO DALL ACQUA-
dc.date.accessioned2025-06-12T11:46:39Z-
dc.date.available2025-06-12T11:46:39Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11948-
dc.description.abstractBiological Evolution is one of the most challenging topics in science education, due to factors such as religious interference, oversimplification, and the lack of adequate teacher training. This research proposes an approach grounded in Piagetian Constructivism, emphasizing inquiry and the construction of knowledge rather than memorization and mechanical repetition. A set of pedagogical strategies was developed, integrating theoretical and methodological frameworks with the aim of overcoming the challenges in understanding and teaching Biological Evolution. The study adopted a qualitative approach and aims to promote didacticpedagogical practices based on Piagetian assumptions for the teaching and learning of Biological Evolution. A didactic sequence was implemented with 56 third-year high school students from a public school in Campo Grande, MS. It was structured in four stages: in the first stage, a diagnostic questionnaire was applied, revealing the presence of prior knowledge about Evolution, albeit confused and influenced by common sense and religious beliefs. In the second stage, a lecture was given on core Darwinian concepts, such as Natural Selection, gradualism, and common ancestry. The third stage involved the simulation game "Prey/Predator" to illustrate evolutionary dynamics. Finally, in the fourth stage, students visited the Pantanal Biopark, where they could observe examples of Natural Selection. At the end of the sequence, an evaluative questionnaire indicated that the pedagogical approach based on Piagetian principles, by fostering an investigative stance, contributed to the learning of concepts related to Biological Evolution. The described practice values students’ intellectual autonomy, promoting collective construction of meaning and the development of argumentative reasoning in relation to knowledge. Mediation plays a key role in this process by encouraging critical reflection and a sense of responsibility for one’s own learning. However, the implementation of such proposals beyond the school environment depends on effective public policies, which are still underpublicized and insufficiently supported within educational systems. Keywords: Evolutionary theory. Teaching and learning. Constructivism. Science education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvolucionismo. Ensino-aprendizagem. Construtivismo.-
dc.titlePROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO PAUTADA EM PRESSUPOSTOS PIAGETIANOSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Amanda de Mattos Pereira Mano-
dc.description.resumoA Evolução Biológica é um dos temas mais desafiadores no ensino de Ciências, em razão de fatores como interferências religiosas, simplificações, e a falta de formação adequada de professores. Esta pesquisa propõe uma abordagem fundamentada no Construtivismo de Piaget, privilegiando a investigação e a construção do conhecimento, em oposição à memorização e repetição mecânica. Foi desenvolvido um conjunto de estratégias pedagógicas, articulando referenciais teóricos e metodológicos com o objetivo de superar os desafios na compreensão e no ensino da Evolução Biológica. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e tem como objetivo promover um trabalho didático-pedagógico sustentado em pressupostos piagetianos para o ensino-aprendizagem da Evolução Biológica. Uma sequência didática foi desenvolvida junto a 56 estudantes, do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual em Campo Grande/MS, estruturada em quatro etapas: na primeira etapa, aplicou-se um questionário diagnóstico, que revelou a existência de conhecimentos sobre Evolução, mas esses eram confusos, permeados por senso comum e influências religiosas. Na segunda, foi ministrada uma aula expositiva sobre os conceitos centrais do Darwinismo, como Seleção Natural, gradualismo e ancestralidade comum. A terceira etapa utilizou o jogo de simulação "Presa/Predador" para exemplificar dinâmicas evolutivas. Por fim, na quarta etapa, os alunos visitaram o Bioparque Pantanal, no qual puderam observar exemplos da Seleção Natural. Ao final, um questionário avaliativo indicou que a abordagem pedagógica pautada em pressupostos piagetianos, ao proporcionar uma postura investigativa, contribuiu para a aprendizagem de conceitos relacionados à Evolução Biológica. A prática descrita valoriza a autonomia intelectual dos estudantes, promovendo a construção coletiva de significados e a postura argumentativa diante do conhecimento. A mediação é essencial nesse processo, por incentivar a reflexão crítica e a responsabilidade pelo próprio aprendizado. No entanto, a efetivação de propostas fora do ambiente escolar depende de políticas públicas eficazes, ainda pouco divulgadas e apoiadas nas redes de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TextoFinalPauloEduardoDallAcqua.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.