Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11942
Tipo: Dissertação
Título: SOFT SKILLS NA GESTÃO DO SETOR PÚBLICO: ANÁLISE E PLANO DE AÇÃO VOLTADO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA
Autor(es): Cibelle Queiroz de Melo
Primeiro orientador: Robert Armando Espejo
Resumo: As soft skills, como comunicação, empatia e liderança, são fundamentais para o sucesso e a qualidade do ambiente de trabalho. Na Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS), a influência dessas habilidades interpessoais nas chefias é crucial para a eficiência e a harmonia organizacional. Esta pesquisa visa explorar como as competências interpessoais dos líderes são percebidas pelos servidores e como elas impactam o ambiente de trabalho, oferecendo mecanismos para aprimorar a dinâmica e a eficácia entre líder e liderados. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, qualiquantitativa, por meio de aplicação de Survey Single Entity com uma amostra de 18,5% de servidores participantes da PGE/MS, aplicada no período de novembro de 2024. Os principais resultados evidenciam que, enquanto as habilidades das lideranças como visão de futuro e construção de comunidade são amplamente reconhecidas pelos liderados, competências como empatia e escuta ativa apresentam lacunas significativas de identificação por eles. Neste sentido, o estudo contribui para a formulação de estratégias de aprimoramento das lideranças na PGE/MS, além de fomentar o debate sobre a importância das soft skills em líderes no setor público.
Abstract: Soft skills, such as communication, empathy, and leadership, are fundamental to workplace success and quality. In the Office of the Attorney General of the State of Mato Grosso do Sul (PGE/MS), the influence of these interpersonal skills among leaders is crucial for organizational efficiency and harmony. This study aims to explore how the interpersonal competencies of leaders are perceived by employees and how they impact the work environment, offering mechanisms to improve the dynamics and effectiveness between leaders and subordinates. Methodologically, this is a descriptive, quali-quantitative study, conducted through a Survey Single Entity with a sample of 18.5% of PGE/MS employees, applied in November 2024. The main findings highlight that while skills such as future vision and community-building are widely recognized by employees, competencies such as empathy and active listening present significant perceptual gaps. In this sense, the study contributes to the formulation of leadership improvement strategies at PGE/MS and fosters debate on the importance of soft skills among leaders in the public sector.
Palavras-chave: Soft Skills. Liderança. Desenvolvimento de Competências. Plano de Ação.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11942
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.