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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11925
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sala de Situação da Educação: Uma Plataforma de Visualização de Dados para Gestão Pedagógica e Administrativa de Cursos a Distância |
Autor(es): | Douglas Nantes Gualberto |
Primeiro orientador: | Marcelo Augusto Santos Turine |
Resumo: | Novos modelos de transformação digital integrados às estratégias de gestão, governança, monitoramento e avaliação pedagógica e administrativa da Educação a Distância (EaD) estão sendo desenvolvidos para garantir o processo de institucionalização e qualidade da Educação Superior no Brasil. A EaD na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS tem vivenciado significativa expansão, impulsionada pela consolidação do Programa UFMS Digital e pela crescente demanda por cursos acessíveis, de qualidade e baseados em tecnologias digitais. Essa expansão, no entanto, revelou desafios substanciais no acompanhamento pedagógico, na gestão da aprendizagem e na articulação entre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e os Sistemas Acadêmicos da instituição. Neste contexto, motivado pela crescente demanda de ferramentas de aprendizagem, este trabalho tem como objetivo desenvolver e implementar a “Sala de Situação da Educação”, uma plataforma de visualização de dados composta por painéis interativos voltados a diferentes públicos (tutores, coordenadores de tutoria e gestores institucionais) a fim de fortalecer a governança educacional dos cursos na modalidade a distância. Entre suas funcionalidades destacam-se o monitoramento de pendências de avaliação, o acompanhamento do progresso dos estudantes, a análise de feedbacks das disciplinas, a verificação de atividades e avaliações, além da gestão da integração de notas e frequências entre os sistemas acadêmicos institucionais. O trabalho utiliza uma abordagem aplicada e exploratória, com base em tecnologias de Business Intelligence (BI) e no Google Looker Studio para integrar dados extraídos do AVA UFMS, do Sistema Acadêmico (SISCAD) e do Sistema de Gestão da Pós-Graduação (SIGPOS). Os resultados obtidos demonstram significativa melhoria na eficiência da gestão e governança pedagógica e administrativa dos cursos EaD da UFMS, especialmente no que se refere à tomada de decisão baseada em dados, à identificação de situações críticas e à redução da sobrecarga operacional e administrativa dos tutores e coordenadores. Enfim, a proposta da Sala de Situação contribui para a institucionalização de práticas de monitoramento e gestão contínua da Ead na UFMS, favorecendo a equidade, a permanência estudantil e a qualidade educacional das políticas públicas desenvolvidas pela instituição. |
Abstract: | New digital transformation models integrated with management, governance, monitoring, and pedagogical and administrative evaluation strategies for Distance Education are being developed to ensure the institutionalization and quality of Higher Education in Brazil. Distance Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul – UFMS has experienced significant expansion, driven by the consolidation of the UFMS Digital Program and the growing demand for accessible, quality courses based on digital technologies. This expansion, however, has revealed substantial challenges in pedagogical monitoring, learning management, and the articulation between Virtual Learning Environments (VLE) and the institution Academic Systems. In this context, motivated by the growing demand for learning tools, this work aims to develop and implement the “Education Situation Room”, a data visualization platform composed of interactive panels aimed at different audiences (tutors, tutoring coordinators, and institutional managers) in order to strengthen the educational governance of distance learning courses. Its features include monitoring pending assessments, monitoring student progress, analyzing feedback from disciplines, checking activities and assessments, and managing the integration of grades and attendance between institutional academic systems. The work uses an applied and exploratory approach, based on Business Intelligence (BI) technologies and Google Looker Studio to integrate data extracted from the AVA UFMS, the Academic System (SISCAD), and the Postgraduate Management System (SIGPOS). The results obtained demonstrate a significant improvement in the efficiency of the management and pedagogical and administrative governance of UFMS distance learning courses, especially with regard to data based decision making, identification of critical situations, and reduction of the operational and administrative charge on tutors and coordinators. Ultimately, the Situation Room proposal contributes to the institutionalization of practices for monitoring and continuous management of distance learning at UFMS, favoring equity, student retention and the educational quality of the public policies developed by the institution. |
Palavras-chave: | Educação a Distância Sala de Situação Monitoramento de Aprendizagem Visualização de Dados Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11925 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada |
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