Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11918
Tipo: Dissertação
Título: Quando a Acessibilidade Linguística encontra a Inteligência Artificial: Desenvolvimento de Catálogo de Tecnologias Assistivas para Educação de Surdos
Autor(es): Paulo Vanderley Souza
Primeiro orientador: Amaury Antonio de Castro Junior
Resumo: O presente trabalho descreve o desenvolvimento de um catálogo online de Tecnologias Assistivas (TA) para acessibilidade linguística de estudantes surdos, usando Inteligência Artificial (IA) para categorização e criação de conteúdo. O estudo apresenta o desenvolvimento de uma plataforma web, com dados de TAs coletadas em sites, repositórios e artigos científicos. A classificação e descrição das tecnologias foi realizada com IA. O resultado é um catálogo informativo com dezenas de TAs e orientações sobre o uso em sala de aula. Conclui-se que o catálogo permite descobrir TAs e como utilizá-las, auxiliando na promoção de uma educação mais inclusiva. Futuras etapas incluem a sua validação por profissionais da educação, e melhorias técnicas no site.
Abstract: This study describes the development of an online catalog of Assistive Technologies (AT) aimed at linguistic accessibility for deaf students, using Artificial Intelligence (AI) for categorization and content creation. The research presents the development of a web platform, with AT data collected from websites, repositories, and scientific articles. The classification and description of technologies were carried out using AI. The result is an informative catalog containing dozens of ATs and guidelines for their use in the classroom. It is concluded that the catalog facilitates the discovery of ATs and how to apply them, contributing to the promotion of a more inclusive education. Future steps include its validation by education professionals and technical improvements to the website.
Palavras-chave: educação de surdos, tecnologias assistivas, acessibilidade linguística, inteligência artificial, educação inclusiva
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11918
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
acessibilidade-linguistica-inteligencia-artificial.pdf115,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.