Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11916
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A MOTIVAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL |
Autor(es): | ANA PAULA SANTOS |
Primeiro orientador: | HELEN PAOLA VIEIRA BUENO |
Resumo: | A motivação é uma condição fundamental e indispensável para o alcance dos objetivos pessoais, do trabalho e das organizações. A motivação no ensino superior tem sido alvos de pesquisas e estudos para buscar entender o que motiva as pessoas e tem sido a busca de inúmeros teóricos preocupados em melhorar o desempenho humano. A motivação é um impulso para que encoraja as pessoas a atingir seus objetivos e assim melhorar seu rendimento nos estudos ministrados pela Educação à Distância aqui representado pelo aplicativo denominado Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a motivação e visa compreender o nível motivacional dos acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana. Foi elaborado um questionário pelo Google Forms formulado especialmente para este estudo, contendo 20 questões, sendo 16 perguntas objetivas e 04 perguntas dissertativas e aplicado por meios digitais como celular e e-mail. Este é um estudo qualitativo-quantitativo, do tipo exploratório-descritivo, transversal e além do estudo de pesquisa de campo também foi realizado um estudo de natureza bibliográfica abordando o tema motivação, motivação no ensino superior e as teorias motivacionais em geral. O estudo apresentou os seguintes resultados: a maioria são de acadêmicos do sexo feminino com idade entre 18 a 22 anos, possuem computador e realizam as atividades remotamente, apresentam sentimentos de ansiedade frente a realização de trabalhos à distância, entretanto sentem motivação para realização das atividades, contudo a maioria dos alunos preferem que as aulas sejam ministradas presencialmente no Campus. Os resultados dão suporte à validade do instrumento e ao seu uso no estudo de motivação universitária. Com base nesta pesquisa concluiu-se o nível de satisfação dos acadêmicos em relação a motivação. |
Abstract: | Motivation is a fundamental and indispensable condition for achieving personal, work and organizational goals. Motivation in higher education has been the target of research and studies to try to understand what motivates people and has been the search of numerous theorists concerned with improving human performance. Motivation is an impulse that encourages people to achieve their goals and thus improve their performance in studies provided by Distance Education, here represented by the application called Virtual Learning Environments (AVA). This work develops a study on motivation and aims to understand the motivational level of students in the Pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso do Sul – Aquidauana Campus. The questionnaire was created using Google Forms, formulated especially for this study, containing 20 questions, 16 objective questions and 4 essay questions, and applied via digital means such as cell phones and email. This is a qualitative-quantitative, exploratory-descriptive, cross-sectional study and, in addition to the field research study, a bibliographical study was also carried out addressing the theme of motivation, motivation in higher education and motivational theories in general. The study presented the following results: the majority are female students aged between 18 and 22, have a computer and carry out activities remotely, present feelings of anxiety when carrying out work remotely, however they feel motivated to carry out the activities, however the majority of students prefer that classes are taught in person on Campus. The results support the validity of the instrument and its use in the study of university motivation. Based on this research, it was concluded that the level of satisfaction of academics in relation to motivation was assessed. Keywords: Educational Motivation, Academic, EAD, AVA. |
Palavras-chave: | Motivação Educacional Acadêmico EAD AVA. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11916 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
17516.pdf | 588,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.