Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11911
Tipo: Tese
Título: UM ESTUDO SEMIÓTICO SOBRE O DOMÍNIO AFETIVO DA APRENDIZAGEM
Autor(es): Poliana Sabina Quintiliano Silvesso
Primeiro orientador: Sueli Maria Ramos da Silva
Resumo: Após a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017), a afetividade, enquanto modalidade de aprendizagem contemplada no currículo, passou a ser considerada em livros didáticos. Em vista das estratégias de letramento em língua adicional presentes em alguns deles (Franco; Tavares, 2018a, 2018b; Franco, 2018a, 2018b), a nossa hipótese é de que as estratégias selecionadas são insuficientes para promover as habilidades afetivas ligadas ao eixo da leitura. É necessário ressaltar que a afetividade tem sido alvo de diversos debates que relacionam políticas educacionais, políticas linguísticas, currículo e práticas didáticas (Arias, 2010, 2011; Freire, 2011; Kaneoya, 2015; Leite, 2018; Hooks, 2020), uma tendência crescente diante das revisões teóricas que permeiam o campo das linguagens e questionam a racionalização e a prática científica. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar a constituição do domínio afetivo da aprendizagem no currículo nacional (Brasil, 2017a), considerando as discussões que embasam as políticas linguísticas e culminam na formulação de livros didáticos de língua inglesa. Por sua vez, os objetivos específicos consistem na análise do domínio afetivo na sua relação com os documentos que participam do currículo nacional; a classificação das habilidades afetivas presentes na BNCC para o componente curricular de Língua Inglesa, ensino fundamental, de modo a identificar relações entre o domínio cognitivo e afetivo. De igual modo, a análise da coleção de livros didáticos Way to English (Franco; Tavares, 2018a, 2018b; Franco, 2018a, 2018b) para os anos finais do ensino fundamental. Metodologicamente, a fim de contextualizar e justificar o nosso trabalho, apresentamos a semiótica didática (Greimas, 1979), uma prática de análise que tem se estruturado no interior da Semiótica Discursiva como eixo de articulação entre o ensino e a própria teoria. Trata-se de um projeto de semiótica aplicada ao ensino (Silva et al., 2024; Pereira, 2019; Portela, 2019). Teceremos também intersecções entre as noções de competencialização e responsabilização (Greimas, 1979), tomadas como efeitos de sentido dos discursos didáticos, além de algumas contextualizações políticas e dos documentos oficiais do currículo (PCNs, DCNs e BNCC – Língua Inglesa).. Propomos uma classificação das habilidades que correspondem ao domínio afetivo e cognitivo presentes na BNCC – Língua Inglesa, em articulação às proposições de Bloom, Krathwohl e Masia (1982) e Anderson et al. (2001), que viabilizam, no último capítulo, a análise da coleção de livros didáticos supracitada. A fim de fundamentar este trabalho, partimos da noção de interação, conforme as concepções teóricas da Semiótica Discursiva, acrescida de seus recentes desdobramentos tensivos (Zilberberg, 2011; Lima, 2014; Tatit, 2019; Mancini, 2020), que a concebe também como processo de apropriação afetiva da significação. Isso se deve às proposições metodológicas da teoria, que permitem, em uma análise do devir ascendente e descendente, articulada aos eixos intensidade x extensidade, bem como da modulação de suas subcategorias, observar as interações afetivas recorrentes no discurso. Como resultado, mostramos como a afetividade se apresenta nos enunciados curriculares e quais as estratégias envolvidas na promoção de habilidades que remetem a esse domínio, mais precisamente em relação às habilidades de leitura. Palavras-chave: semiótica didática, semiótica tensiva, habilidades afetivas.
Abstract: After the promulgation of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brazil, 2017), affectivity, as a learning modality included in the curriculum, was formally incorporated into textbooks. Considering the additional language literacy strategies present in some of these materials (Franco; Tavares, 2018a, 2018b; Franco, 2018a, 2018b), our hypothesis is that the selected approaches are insufficient to foster affective skills related to reading. It is essential to highlight that affectivity has been the subject of various debates linking educational policies, language policies, curriculum, and didactic practices (Arias, 2010, 2011; Freire, 2011; Kaneoya, 2015; Leite, 2018; Hooks, 2020), a growing trend in light of the theoretical revisions that permeate the field of languages and challenge rationalization and scientific practice. Given this context, the general objective of this study is to analyze the constitution of the affective domain of learning in the national curriculum (Brazil, 2017), considering the discussions that underpin language policies and culminate in the development of English language textbooks. The specific objectives include analyzing the affective domain in its relationship with documents that shape the national curriculum, classifying the affective skills present in the BNCC for the English Language curricular component in elementary education, in order to identify relationships between the cognitive and affective domains. Additionally, this study examines the Way to English textbook collection (Franco; Tavares, 2018a, 2018b; Franco, 2018a, 2018b) for the corresponding school levels. Methodologically, to contextualize and justify our work, we present didactic semiotics (Greimas, 1979), an analytical practice developed within Discursive Semiotics as a bridge between teaching and theory itself, representing a project of applied semiotics in education (Pereira, 2019; Portela, 2019). We also establish intersections between the notions of competencialization and responsibilization (Greimas, 1979), considered as meaning effects of didactic discourses, along with some political contextualizations and official curriculum documents (PCNs, DCNs, and BNCC – Língua Inglesa). We propose a classification of the skills corresponding to the affective and cognitive domains present in the BNCC – Língua Inglesa, aligning them with the frameworks of Bloom, Krathwohl, and Masia (1982) and Anderson et al. (2001), which enable, in the final chapter, the analysis of the aforementioned textbook collection. To support this study, we adopt the notion of interaction, as conceptualized by Discursive Semiotics, enriched by its recent tensive developments (Zilberberg, 2011; Lima, 2014; Tatit, 2019; Mancini, 2020), which also regard interaction as a process of affective appropriation of meaning. This perspective stems from the methodological propositions of the theory, which, through an analysis of ascending and descending dynamics, articulated with the intensity vs. extensivity axes and the modulation of their subcategories, allows us to observe the recurrent affective interactions in discourse. As a result, we demonstrate how affectivity appears in curricular statements and what strategies are involved in fostering skills related to this domain, particularly in connection to reading skills. Keywords: didactics semiotics; tensive semiotics; affective objectives of learning.
Palavras-chave: semiótica didática, semiótica tensiva, habilidades afetivas.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11911
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Um estudo semiótico sobre o domínio afetivo da aprendizagem_versão para publicação.pdf4,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.