Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11903
Tipo: | Material Didático |
Título: | Estrutura do Currículo de Educação Digital na Educação Básica |
Autor(es): | França, Rozelma Soares de Falcão, Taciana Pontual da Rocha |
Resumo: | Este e-book oferece uma análise abrangente da estrutura do currículo de Educação Digital na Educação Básica, com ênfase nos três eixos fundamentais: Mundo Digital, Cultura Digital e Pensamento Computacional. A obra explora como esses eixos se articulam com os objetivos de aprendizagem e as estratégias pedagógicas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para todas as etapas da educação: Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Ensino Médio. O material propõe subsídios teóricos e práticos para que educadores compreendam e apliquem os princípios da Educação Digital no planejamento de atividades, considerando competências, habilidades e objetos de conhecimento específicos de cada fase escolar. Ao integrar esses eixos de forma intencional e contextualizada, o e-book contribui para uma formação mais crítica, criativa e participativa dos estudantes no mundo digital. |
Abstract: | This e-book offers a comprehensive analysis of the structure of the Digital Education curriculum in Basic Education, with an emphasis on three fundamental axes: Digital World, Digital Culture and Computational Thinking. The work explores how these axes are articulated with the learning objectives and pedagogical strategies provided for in the National Common Curricular Base (BNCC) for all stages of education: Early Childhood Education, Elementary School (Initial and Final Years) and High School. The material proposes theoretical and practical support for educators to understand and apply the principles of Digital Education in planning activities, considering competencies, skills and objects of knowledge specific to each school stage. By integrating these axes in an intentional and contextualized way, the e-book contributes to a more critical, creative and participatory education of students in the digital world. |
Palavras-chave: | Educação Básica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11903 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estrutura do Currículo de Educação Digital na Educação Básica Final.pdf | Estrutura do Currículo de Educação Digital na Educação Básica Final | 3,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons