Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11878
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ALTO ÍNDICE DE ANALFABETISMO NA FAIXA ETÁRIA DOS 60 ANOS OU MAIS NO DISTRITO DE NOVA CASA VERDE |
Autor(es): | VALÉRIA COSTA FORTUNATO |
Primeiro orientador: | CLAUDINEI ARAÚJO DOS SANTOS |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta e analisa um estudo de caso sobre o alto índice de analfabetismo no distrito de Nova Casa Verde, município de Nova Andradina, Mato Grosso do Sul. A pesquisa foi motivada pelo significativo número de analfabetos/as presentes na localidade, de forma particular em homens e mulheres na faixa etária dos 60 anos ou mais. Partindo da necessidade de compreender os fatores que causaram pouca e/ou a falta de alfabetização, sobretudo, com as intensas dificuldades enfrentadas por essas pessoas no acesso a situações básicas diante do comércio e da vida social. A metodologia escolhida foi realizar entrevistas para a coleta de relatos utilizando a história oral como abordagem. As perguntas, organizadas através da ferramenta Formulários do Google permitiram uma maior reflexão sobre as experiências e desafios enfrentados na conjuntura social. |
Abstract: | This research presents and analyzes a field study on the high illiteracy rate in the district of Nova Casa Verde, municipality of Nova Andradina, Mato Grosso do Sul, Brazil. The study was motivated by the significant number of illiterate individuals in the area, particularly men and women aged 60 and above, who face challenges with reading and writing. It stems from the need to understand the factors that led to limited or no literacy, especially considering the intense difficulties these individuals encounter in accessing basic services in commerce and social life. The chosen methodology involved conducting interviews to collect narratives using oral history as an approach. The questions, organized through the Google Forms tool, allowed for deeper reflection on the experiences and challenges faced within the social context. |
Palavras-chave: | Analfabetismo Educação História oral. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11878 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | História - Licenciatura (CPNA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
25599.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.