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Tipo: Tese
Título: Marcas das dimensões constitutivas do jornalismo nas adaptações dos livros-reportagem Olga (1985) e Corações Sujos (2000) para a linguagem audiovisual
Autor(es): Débora Alves Pereira Cabrita
Primeiro orientador: Marcos Paulo da Silva
Resumo: Esta pesquisa apresenta como objetivo central identificar as principais marcas simbólicas das dimensões estético-expressiva, pragmática e ético-deontológica do jornalismo que se esvaem e/ou que eventualmente (e paradoxalmente) são sublinhadas no processo de transposição de narrativas jornalísticas complexas – em especial, os livros-reportagem – para adaptações audiovisuais de ficção, utilizando-se como recorte empírico a transposição (Hutcheon, 2011) dos livros Olga e Corações Sujos, do jornalista Fernando Morais (1985, 2000), para os longa-metragens homônimos dirigidos respectivamente pelos cineastas Jayme Monjardim (2004) e Vicente Amorim (2011). Volta-se, portanto, aos processos de construção de "efeito de real" (Charaudeau, 2006) envolvidos nas negociações simbólicas edificadas nas fronteiras entre a não-ficção e a ficção. Utiliza-se o conceito de livro-reportagem como extensão do jornalismo convencional que diferencia-se das demais publicações jornalísticas por três condições essenciais: conteúdo, tratamento e função (Lima, 1995). O livro-reportagem não apresenta a periodicidade e o imediatismo do jornal diário, mas costuma refletir a inquietude do profissional jornalista que tem a possibilidade de aprofundar temas da contemporaneidade, além de atingir uma audiência heterogênea e dispersa geograficamente. O trabalho inscreve-se no âmbito de discussões amplas, devotadas à busca pela especificidade do jornalismo em situações fronteiriças, nas quais a atividade social e a prática profissional dialogam com outras práticas culturais e sociais – tais como o cinema e a literatura. A análise evidencia como as escolhas estéticas e narrativas dos diretores influenciaram a representação dos eventos históricos, ora enfatizando, ora diluindo elementos simbólicos do jornalismo. Olga (2004), por exemplo, privilegia uma abordagem emocional e melodramática, impactando o modo como a militância política da personagem é retratada, enquanto Corações Sujos (2011) constrói uma narrativa mais próxima da verossimilhança histórica, refletindo preocupações com autenticidade cultural e documental. Assim, esta pesquisa reforça a importância do cinema como agente de reinterpretação da memória histórica e destaca os impactos da transposição narrativa na construção simbólica dos fatos. Palavras-chaves: deontologia jornalística; linguagem audiovisual; livro-reportagem; adaptação; transposição.
Abstract: The main objective of this research is to identify the main symbolic signs of the aesthetic-expressive, pragmatic and ethical-deontological dimensions of journalism that fade away and/or are eventually (and paradoxically) emphasized in the process of transposing complex journalistic narratives, especially reportage books, into audiovisual adaptations of fiction, using as an empirical frame the transposition (Hutcheon, 2011) of the books Olga and Corações Sujos by the journalist Fernando Morais (1985, 2000) into the feature films of the same name, directed by the filmmakers Jayme Monjardim (2004) and Vicente Amorim (2011), respectively. It thus turns its attention to the processes of constructing the "effect of reality" (Charaudeau, 2006) involved in the symbolic negotiations built on the borders between non-fiction and fiction. The concept of the reportage book is used as an extension of conventional journalism, which differs from other journalistic publications in three essential ways: content, treatment and function (Lima, 1995). The reportage book doesn't have the periodicity and immediacy of the daily newspaper, but it reflects the restlessness of the professional journalist who has the opportunity to delve into contemporary issues and reach a heterogeneous and geographically dispersed audience. The work is part of a broader discussion devoted to the search for the specificity of journalism in borderline situations, where social activity and professional practice are in dialogue with other cultural and social practices, such as cinema and literature. The analysis highlights how the directors' aesthetic and narrative choices influence the representation of historical events, at times amplifying or diluting journalism’s symbolic elements. Olga (2004), for example, prioritizes an emotional and melodramatic approach, affecting the portrayal of the protagonist’s political militancy, while Corações Sujos (2012) constructs a narrative closer to historical verisimilitude, reflecting concerns with cultural and documentary authenticity. This research thus reinforces the role of cinema as an agent of historical reinterpretation and underscores the impact of narrative transposition on the symbolic construction of facts. Keywords: journalistic ethics; audiovisual language; reportage book; adaptation; transposition.
Palavras-chave: Deontologia jornalística
Linguagem audiovisual
Livro-reportagem
Transcriação
Transposição.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11860
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

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