Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11840
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições da música para a ressocialização dos privados de liberdade: uma revisão dos documentos normativos de Mato Grosso do Sul
Autor(es): Priscila Acosta de Freitas Estrela
Primeiro orientador: William Teixeira da Silva
Resumo: A pesquisa desenvolvida tem por objetivo estudar as contribuições que a música pode agregar no processo de ressocialização do público privados de liberdade do Estado de Mato Grosso do Sul, promovendo reflexões destacando a música como mecanismo de ressocialização. Objetiva-se, para tanto, apontar através da análise dos documentos formativos utilizados pela Secretaria de Estado do Mato Grosso do Sul, como a música pode afetar diretamente na ressocialização dos privados de liberdade. Por se tratar de um projeto de pesquisa, a mesma será baseada em estudo de autor como por exemplo Swanwick, Keith. Música, mente e educação e Foucault, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões entre outros pensadores que elaboraram trabalhos pertinentes ao assunto. Para garantir o raciocínio lógico do trabalho, utiliza-se a metodologia baseada na pesquisa bibliográfica e documental. O projeto tem caráter essencialmente qualitativo, por meio de análise de leis, documentos, projetos e resoluções. O material documentado bem como as análises visão buscar novos resultados, fomentar discussões sobre a importância da música no processo de ressocialização dos privados de liberdade. Diante da pesquisa proposta, viso buscar novos resultados com o objetivo de fomentar discussões e reflexões sobre a importância da música no processo de reinserção e ressocialização dos privados de liberdade e as contribuições que ela pode trazer a reinserção deles. Palavras-chave: Música e linguagem, privados de liberdade e ressocialização.
Abstract: The research developed aims to study the contributions that music can add to the process of resocialization of the public deprived of liberty in the State of Mato Grosso do Sul, promoting reflections highlighting music as a mechanism of resocialization. The objective, therefore, is to point out, through the analysis of the training documents used by the State Secretariat of Mato Grosso do Sul, how music can directly affect the resocialization of those deprived of liberty. As it is a research project, it will be based on a study by an author such as Swanwick, Keith. Music, mind and education and Foucault, M. Discipline and Punish: history of violence in prisons among other thinkers who prepared works relevant to the subject. To guarantee the logical reasoning of the work, a methodology based on bibliographic and documentary research is used. The project has an essentially qualitative character, through analysis of laws, documents, projects and resolutions. The documented material as well as the analyzes aim to seek new results and encourage discussions about the importance of music in the process of resocialization of those deprived of liberty. In view of the proposed research, I aim to seek new results with the aim of encouraging discussions and reflections on the importance of music in the process of reinsertion and resocialization of those deprived of liberty and the contributions it can bring to their reinsertion. Keywords: Music and language, deprived of freedom and resocialization.
Palavras-chave: não informou
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11840
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado versão final.docx.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.