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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11821
Tipo: | Dissertação |
Título: | AS RELAÇÕES ENTRE LINGUAGENS ESCRITA E MUSICAL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE CORUMBÁ/MS: O RAP NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
Autor(es): | LEONARDO CAAMAÑO NATIVIDADE SILVA |
Primeiro orientador: | Silvia Adriana Rodrigues |
Resumo: | O presente estudo está vinculado a Linha de Pesquisa: Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, que tem como área de concentração a Educação Social. Tem como objeto de pesquisa as relações entre a linguagem escrita e a linguagem musical (gênero rap) e como problema a identificação da ausência de práticas educativas com a linguagem musical na escola. Assim, o objetivo geral foi compreender a perspectiva de professoras alfabetizadores(as) sobre a intersecção entre as referidas linguagens, com destaque para a articulação do gênero musical rap com a linguagem escrita no processo de alfabetização. Teve ainda como objetivos específicos: identificar nas concepções de professoras alfabetizadoras, o papel da música, e em específico o rap, no contexto da alfabetização; reconhecer as bases e recursos que as professoras utilizam para relacionar a linguagem escrita com a musical em suas práticas cotidianas; refletir sobre caminhos e práticas de formação que articulem as linguagens escrita e musical no processo de alfabetização e verificar e discutir as determinações didático-pedagógicas referentes à música e sua relação com a alfabetização nos documentos norteadores da Educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Corumbá/MS. O trabalho de pesquisa, com abordagem qualitativa, se desdobrou em duas dimensões interligadas: descritiva e exploratória, tendo como participantes professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Corumbá/MS. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto às professoras, bem como examinados os documentos que orientam a educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município. A análise e interpretação dos dados, conduzidas a partir da técnica de Análise do Discurso bakhtiniana, permitiu desvelar as diversas vozes que apontam que, embora a música se faça presente na prática pedagógica das professoras, ela ainda ocupa um lugar secundário na escola. O rap, por sua vez, ainda não é integrado ao processo de alfabetização, embora seja amplamente conhecido pelas crianças e reconhecido pelas professoras pelo seu potencial pedagógico. |
Abstract: | The present study is linked to the Research Line: Educational Practices, Teacher Education in School and Non-School Settings of the Master's in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Pantanal Campus, with a concentration area in Social Education. Its research object is the relationship between written language and musical language (rap genre), with the problem being the identification of the absence of educational practices using musical language in schools. Thus, the general objective was to understand the perspective of literacy teachers regarding the intersection between these languages, specifically the articulation of the rap genre with written language in the literacy process. The specific objectives were: to identify the role of music, and specifically rap, in the literacy context according to the conceptions of literacy teachers; to recognize the bases and resources teachers use to relate written and musical languages in their daily practices; to reflect on pathways and training practices that connect written and musical languages in the literacy process; and to examine and discuss the pedagogical guidelines regarding music and its relation to literacy in the educational documents for the Initial Years of Elementary Education in the municipality of Corumbá/MS. The research, with a qualitative approach, unfolded in two interconnected dimensions: descriptive and exploratory, with literacy teachers from the municipal school network of Corumbá/MS as participants. Data collection included semi-structured interviews with teachers and an examination of documents that guide education in the Early Years of Elementary Education in the municipality. The analysis and interpretation of the data, conducted using the Bakhtinian Discourse Analysis technique, revealed diverse voices pointing out that, although music is present in the teachers' pedagogical practices, it still occupies a secondary place in the school. Rap, in turn, has not yet been integrated into the literacy process, although it is widely known by children and recognized by teachers for its pedagogical potential. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11821 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
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