Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11820
Tipo: | Dissertação |
Título: | A PEDAGOGIA CULTURAL EM UM CANAL EDUCATIVO: Currículo Cultural nas aulas de Educação Física |
Autor(es): | SARAH DA SILVA CORRÊA LIMA |
Primeiro orientador: | Marcelo Victor da Rosa |
Resumo: | A Educação Física escolar tem um histórico fortemente ligado à disciplinarização do corpo. Sua trajetória ligada ao contexto militar e da saúde, reforçam sua construção identitária como uma disciplina curricular ligada ao cuidado e doutrinação do corpo-máquina. Devido ao período pandêmico vivido entre 2020 e 2022, foi preciso que as escolas remodelassem suas práticas de ensino para condições remotas, por esse motivo, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (SEMED) organizou e disponibilizou vídeo-aulas, que foram transmitidas pela televisão aberta e, posteriormente, inseridas na plataforma digital Youtube. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as pedagogias culturais produzidas no currículo cultural dos vídeos da disciplina de Educação Física, disponíveis no canal “TV REME Campo Grande”, e como as relações de poder se estabelecem/tensionam por meio destes artefatos, tendo como objetivos específicos analisar como os marcadores sociais das diferenças (gênero; geração; classe social, e; raça) se apresentam nos vídeos analisados; problematizar como as relações de poder são estabelecidas neles; além de observar como elas formam diferentes sujeitos, com suas subjetividades e identidades, a partir do seu currículo. Esta pesquisa está orientada na perspectiva genealógica do poder, operador metodológico idealizado pelo filósofo Michel Foucault. O método genealógico não se trata de uma metodologia tradicional, com padrões e etapas pré-estabelecidos e que devem ser seguidos a rigor, mas, sim, de caminhos diversos que o pesquisador pode estabelecer, para que, por meio deles, consiga compreender como os sujeitos são formados, sob os atravessamentos das relações de poder, práticas microfísicas, jogos de poder e subjetivação. Como pôde ser observado, as pedagogias resultantes dos vídeos estão permeadas por relações de poder, as quais se tensionam com marcadores sociais da diferença de raça, gênero, geração, classe social, além de um currículo cultural específico de relações de poder, bem como as práticas pedagógicas na disciplina de Educação Física, corroborando para a produção identitária de que o currículo encontrado nela é o de disciplinadora do corpo, por aplicar os dispositivos metodológicos de poder disciplinar e biopoder efetivamente. Entretanto, esse currículo cultural também propiciou a produção de uma agência nos marcadores sociais de raça e gênero, possibilitando subjetividades outras que fogem das normas pré-estabelecidas. |
Abstract: | Physical Education in schools has a history strongly linked to the disciplining of the body. Its trajectory linked to the military and health context reinforces its identity construction as a curricular discipline linked to the care and indoctrination of the body-machine. Due to the pandemic period experienced between 2020 and 2022, it was necessary for schools to remodel their teaching practices for remote conditions. For this reason, the Municipal Department of Education of Campo Grande (SEMED) organized and made available video classes, which were broadcast on open television and, later, inserted into the digital platform YouTube. Thus, this research had as its general objective to investigate the cultural pedagogies produced in the cultural curriculum of the videos of the Physical Education discipline, available on the channel “TV REME Campo Grande”, and how power relations are established/tensioned through these artifacts, with the specific objectives of analyzing how the social markers of differences (gender; generation; social class, and; race) are presented in the videos analyzed; problematizing how power relations are established in them; in addition to observing how they form different subjects, with their subjectivities and identities, based on their curriculum. This research is guided by the genealogical perspective of power, a methodological operator idealized by the philosopher Michel Foucault. The genealogical method is not a traditional methodology with pre-established standards and steps that must be strictly followed, but rather different paths that the researcher can establish so that, through them, he or she can understand how subjects are formed, under the intersections of power relations, microphysical practices, power games and subjectivation. As can be seen, the pedagogies resulting from the videos are permeated by power relations, which are in tension with social markers of difference in race, gender, generation, social class, in addition to a specific cultural curriculum of power relations, as well as the pedagogical practices in the Physical Education discipline, corroborating the identity production that the curriculum found in it is one that disciplines the body, by effectively applying the methodological devices of disciplinary power and biopower. However, this cultural curriculum also facilitated the production of an agency in the social markers of race and gender, enabling other subjectivities that escape the pre-established norms. |
Palavras-chave: | Currículo Cultural. Pedagogia Cultural. Relações de poder. Educação Física. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11820 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO SARAH LIMA - VERSÃO FINAL.pdf | 858,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.