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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11813
Tipo: | Dissertação |
Título: | A GAMIFICAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O CORAZONAR DA PROFESSORA-PESQUISADORA |
Autor(es): | Iasmin Maia Pedro |
Primeiro orientador: | Fabiana Pocas Biondo |
Resumo: | As metodologias ativas (MA) têm se destacado na educação, promovendo uma aprendizagem interativa e dialógica (Neves, 2018). Por meio da revisão bibliográfica sobre tal abordagem, identificamos uma perspectiva crítica que associa conhecimento às transformações do mundo (Carvalho, 2018). Contudo, quando recortamos para a gamificação, um tipo de MA que utiliza design de jogos em ambientes de não jogos (Alves, 2015), entendemos que ela pode possuir um caráter neoliberal de educação, pois foi fundamentada como estratégia de marketing. Na esteira dessa discussão, o objetivo geral do presente trabalho é investigar como três docentes de duas escolas da rede pública de ensino básico do município de Campo Grande-MS concebem a gamificação em sala de aula, considerando as pluralidades de interpretações da teoria (lógica neoliberal/abordagem interativa e dialógica/crítica-reflexiva), e como se deu a realização de dois projetos gamificados com alunos de duas turmas de sétimos anos. Para o cumprimento de tal propósito, a pesquisa tem os seguintes objetivos específicos: i) observar sob quais circunstâncias os profissionais criaram os projetos; ii) analisar quais as características dos projetos gamificados, por meio dos registros dos professores desenvolvedores (sequência didática, feedback, avaliações, fotos, entre outras mídias possivelmente utilizadas); iii) discutir as interpretações possíveis de gamificação, por meio dos modos como os professores diz ter aplicado os projetos; iv) analisar quais os resultados dos projetos, pela ótica dos professores; como trabalhou ou não o protagonismo dos discentes nos projetos. Foram observadas duas proposições já aplicadas de projetos de ensino gamificados, desenvolvidas a partir da perspectiva dos profissionais envolvidos, nas disciplinas de ciências, em 2017, em uma escola, e em todas as disciplinas da outra escola, em 2019. Ambas com discentes das turmas de sétimo ano do ensino fundamental dois. Uma localizada na região do Tijuca e outra na região do bairro Centro-Oeste. A partir dessas propostas, a professora-pesquisadora deste trabalho apresenta um estudo de caso (Yin, 2001) e os reflexos de sua realização em suas práticas escolares-acadêmicas, por meio do corazonar (Guerrero Arias, 2010) e da autocrítica reflexiva (Takaki, 2019). Utilizamos de abordagem qualitativa, com perspectiva interpretativista (Denzin; Lincoln, 2000; Lankshear; Knobel, 2008), à luz da Linguística Aplicada INdisciplinar (Moita Lopes, 2006), com entrevista semiestruturada aos docentes envolvidos nos projetos e análise documental (sequência didática, feedback, avaliações, fotos, entre outras mídias possivelmente utilizadas). Considerando as pluralidades de discussões da teoria sobre gamificação (lógica neoliberal/abordagem interativa e dialógica/crítica), observamos que, quando chega à escola pública, essa discussão ganha mais intensidade, pois, embasados em abordagens educacionais mercadológicas (Ball, 2014), condicionar estudantes à resolução de tarefas é refutar uma definição social de metodologia ativa que considera o senso crítico do aluno e uma formação docente crítica para a justiça social (Kalantzis; Cope, 2008), permeados por um corazonar que rompe com os sequestros dos corpos, das subjetividades e das mentes de professores e estudantes. |
Abstract: | Active methodologies (AM) have stood out in education, promoting interactive and dialogic learning (Neves, 2018). Through a literature review of this approach, we identified a critical perspective that associates knowledge with transformations in the world (Carvalho, 2018). However, when we turn to gamification, a type of MA that uses game design in non-game environments (Alves, 2015), we understand that it can have a neoliberal character in education, as it was founded as a marketing strategy. In the wake of this discussion, the general objective of this study is to investigate how three teachers from two public schools in Campo Grande-MS conceive of gamification in the classroom, considering the plurality of interpretations of the theory (neoliberal logic/interactive approach and dialogical/critical-reflective approach), and how two gamified projects were carried out with students from two seventh grade classes. In order to achieve this, the research has the following specific objectives: i) to observe under what circumstances the professionals created the projects; ii) to analyze the characteristics of the gamified projects, through the records of the teacher developers (didactic sequence, feedback, evaluations, photos, among other media possibly used); iii) to discuss the possible interpretations of gamification, through how the teachers say they applied the projects; iv) to analyze the results of the projects, from the teachers' point of view; how the protagonism of the students in the projects worked or didn't work. We looked at two proposals for gamified teaching projects that had already been implemented, developed from the perspective of the professionals involved, in the science subjects, in 2017, in one school, and all subjects in the other school, in 2019, both with students in the seventh grade of elementary school two. One is in the Tijuca region and the other is in the Centro-Oeste neighborhood. Based on these proposals, the teacher-researcher of this work presents a case study (Yin, 2001) and the reflections of its realization in her school-academic practices, through corazonar (Guerrero Arias, 2010) and reflexive self-criticism (Takaki, 2019). We used a qualitative approach, with an interpretive perspective (Denzin; Lincoln, 2000; Lankshear; Knobel, 2008), in the light of INdisciplinary Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006), with semi-structured interviews with the teachers involved in the projects and documentary analysis (didactic sequence, feedback, evaluations, photos, among other media possibly used). Considering the plurality of discussions on gamification theory (neoliberal logic/interactive and dialogical/critical approach), we observed that, when it reaches public schools, this discussion gains more intensity, because, based on market-based educational approaches (Ball, 2014), conditioning students to solve tasks is to refute a social definition of active methodology that considers the student's critical sense and critical teacher training for social justice (Kalantzis; Cope, 2008), permeated by a corazonar that breaks with the kidnapping of the bodies, subjectivities, and minds of teachers and students. |
Palavras-chave: | Jogos educacionais Educação mercadológica Formação de professores |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11813 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
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A GAMIFICAÇÃO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS SOB O CORAZONAR DA PROFESSORA-PESQUISADORA (DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - IASMIN MAIA) (2).docx.pdf | 8,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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