Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11764
Tipo: Dissertação
Título: A educação social do jornal Tribuna para mulheres da sociedade Corumbaense de (1950-1964): uma análise teórico-crítica.
Autor(es): LARISSA MOSCIARO FARIA
Primeiro orientador: Isabella Fernanda Ferreira
Resumo: Essa pesquisa visa investigar através das descrições críticas o conteúdo da coluna Sociais pertencente ao jornal Tribuna, um importante veículo de comunicação da cidade de Corumbá no período de 1950-1964. Na coluna era possível observar as seguintes informações: regras de etiqueta social e individual; novidades da moda; maquiagem; conselhos geralmente destinados às mulheres na maneira de como tratar os maridos; sabedoria do lar que implicava em orientálas nas tarefas domésticas seja como cuidar do filho; tirar manchas de roupa; piadas; curiosidades variadas; culinária com receitas doces, salgadas, entradas, prato principal, que era ensinada diariamente, tudo isso com o objetivo de aprimorar as práticas domésticas. O desenrolar do estudo se dá pela escolha e reflexão de dois temas centrais: corpo e trabalho doméstico que se contrapõem quando a coluna é colocada em comparação a periódicos feministas que tratam da mesma temática sob óticas totalmente distintas. Caracteriza-se por ser de caráter documental com o uso de fonte primária, abordagem qualitativa crítica o que contribui para entender que a educação não ocorre somente por meio das instituições de ensino, demonstrando por meio das fontes que o jornal também educa quando faz essa mediação educativa/ social. Palavras-chave: Tribuna. Colunas sociais. Gênero. Educação Social. Descrição Crítica.
Abstract: This research investigates the content of the "Sociais" (Social) column published in the Tribuna newspaper, a major communication outlet in Corumbá from 1950 to 1964, through critical analysis. The column featured information on a wide range of topics, including: rules of social and individual etiquette; fashion trends; makeup techniques; advice for women on managing their relationships with their husbands; guidance on household management, such as childcare and stain removal; jokes; general trivia; and daily cooking lessons featuring sweet and savory recipes, appetizers, and main courses – all intended to enhance women's domestic skills. The study focuses on two key themes: the body and domestic labor. These themes are then analyzed in contrast to feminist periodicals of the same period, which presented these topics from markedly different viewpoints. This documentary study employs a critical qualitative approach and uses primary sources. It argues that education occurs not only through formal institutions but also through media like newspapers, which engage in educational and social mediation through such columns. Keywords: Tribune. Sociais columns. Gender. Social education. Critical description.
Palavras-chave: .
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11764
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação de Larissa Mosciaro.pdf6,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.