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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11750
Tipo: | Dissertação |
Título: | Equidade no Modelo de Avaliação de Desempenho de Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil Considerando Assimetrias Regionais |
Autor(es): | Andersem Martins de Oliveira |
Primeiro orientador: | Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo |
Resumo: | Oliveira, Andersem Martins de; Equidade no modelo de avaliação de desempenho de Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil considerando assimetrias regionais. (Dissertação de Mestrado) Escola de Administração e Negócios – ESAN, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campo Grande, MS, Brasil. Compreender as discrepâncias existentes entre os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (PPG) em função de assimetrias regionais é o primeiro passo na busca de uma solução que possa atenuar as disparidades as quais os pesquisadores em todo Brasil estão sujeitos. Instituições de ensino superior com PPGs localizados em pontos distantes de cidades mais atrativas economicamente e menos favoráveis no cenário nacional é que disputam entre si, tendo que competir sem nenhum traço de equidade com grandes centros de negócios, como se possuíssem as mesmas condições, estrutura populacional, aeroviária, de dados, econômica ou mesmo educacional, buscando, de forma equivocada, alcançar metas e produtividade demandada de forma padronizada. O presente estudo está dividido em dois artigos e visa identificar elementos que devem ser considerados em um modelo de avaliação de desempenho de PPGs em Ciências Contábeis de forma a se respaldar em critérios de equidade visando diminuir as assimetrias regionais no Brasil. Neste escopo, o primeiro artigo, de cunho metodológico descritivo, qualitativo e bibliográfico, apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre modelos de avaliação de desempenho de PPGs, com o objetivo de evidenciar como a literatura tem tratado o tema dos modelos avaliativos de Pós-graduação (mestrado e doutorado) nos artigos validados em suas ferramentas de busca. Seus resultados elencam uma diversidade de subtemas que foram ordenados para se chegar ao ponto principal (modelo avaliativo). Estes estudos demonstraram pontos positivos e negativos do modelo avaliativo vigente, mas acima de tudo referendaram a necessidade de se trabalhar a equidade como balizador mesmo em lugares com elevado grau de desenvolvimento. Já o segundo artigo, de cunho documental, quantitativo e descritivo, com o emprego da técnica estatística de análise envoltória de dados, teve como objetivo tecer reflexões críticas ao modelo avaliativo vigente a partir da identificação de PPGs considerados eficientes pelo modelo DEA-Data Envelopment Analysis. Além disso, pretende-se propor um ajuste ao modelo vigente, para que PPGs em regiões assimétricas possam ser avaliados com equidade. Os achados evidenciam que se avaliados de forma equânime alguns PPGs avaliados como regular no modelo atual vigente ocupariam posições destinadas a Programas com maior eficiência e qualidade. As contribuições deste conjunto de investigações visam elencar proposições que respaldem ações assertivas a serem implementadas pelos órgãos reguladores no sentido de incluir aspectos de equidade no modelo avaliativo vigente, de forma a proporcionar um desenvolvimento equitativo dos PPGs, visando diminuir as assimetrias regionais, e não as acentuar. Palavras-Chave: Programas de Pós-graduação, Modelos avaliativos, equidade, Mestrado, Doutorado. |
Abstract: | Oliveira, Andersem Martins de; Equity in the performance evaluation model of postgraduate programs in accounting sciences in Brazil considering regional asymmetries. (Master's Dissertation) School of Administration and Business – ESAN, Federal University of Mato Grosso do Sul – UFMS, Campo Grande, MS, Brazil. Understanding the discrepancies between Stricto Sensu Postgraduate Programs (PPG) due to regional asymmetries is the first step in the search for a solution that can mitigate the disparities to which researchers throughout Brazil are subject. Higher education institutions with PPGs located in distant and less favorable points in the national scenario are the ones that compete with each other, and having to compete without any trace of equity with large business centers, as if they had the same conditions, population structure, air transport, data, economic or even educational, end up not achieving the goals and productivity required. This study is divided into two articles and aims to identify elements that should be considered in a performance evaluation model for Accounting Sciences graduate programs in order to be supported by equity criteria, aiming to reduce regional asymmetries in Brazil. In this scope, the first article, of a descriptive, qualitative and bibliographical methodological nature, presents a systematic review of the literature on performance evaluation models for graduate programs, with the objective of highlighting how the literature has addressed the topic of evaluation models for postgraduate programs (master's and doctorate) in the articles validated in its search tools. Its results list a diversity of subtopics that were ordered to arrive at the main point (evaluation model). These studies demonstrated positive and negative aspects of the current evaluation model, but above all, they endorsed the need to work on equity as a guideline even in places with a high degree of development. The second article, of a documentary, quantitative and descriptive nature, using the statistical technique of data envelopment analysis, aimed to critically reflect on the current evaluation model based on the identification of PPGs considered efficient by the DEA-Data Envelopment Analysis model. In addition, it intends to propose an adjustment to the current model, so that PPGs in asymmetric regions can be evaluated equitably. The findings show that if validated with equitable variations, some PPGs evaluated as regular in the current model would occupy positions destined for programs with greater efficiency and quality. The contributions of this set of investigations aim to list proposals, in the sense of public policies, for regulatory bodies to include aspects of equity in the current evaluation model, in order to provide equitable development of PPGs, aiming to reduce regional asymmetries, and not accentuate them. Keywords: Postgraduate programs, Evaluation models, equity, Master's, Doctorate. |
Palavras-chave: | - |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11750 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
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