Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11749
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Edilva Bandeira Souza Antunes | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-08T20:19:37Z | - |
dc.date.available | 2025-04-08T20:19:37Z | - |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11749 | - |
dc.description.abstract | This study aims to develop literary reading at school through a reading programme, targeting students in the 9th-grade in elementary school and 1st-year high school students. The proposal includes readings of various literary texts from different genres (short stories, novels, narratives, and poems), always from an intertextual perspective which considers the literary texts as a multifaceted aesthetic objects, loaded with dimensions of language, specific structures of form and content, historical contexts and production. The readings will be organized into didactic activities, addressing different reading situations such as: oral, collective, individual, silent, and shared. These sequences will draw from literary texts by a variety authors suitablefor 9th grade and 1st grade high school classes. The objective of the research was to produce didactic material with literary activities that contribute to enriching literature-related activities in the classroom. The theoretical framework was based on the literary reading structures proposed in the Currículo Paulista and the BNCC, the interactional model that considers literary reading as a result of deep integration between the text and the reader, the reception method systematized by researchers and authors Maria da Glória Bordini and Vera Teixeira Aguiar in the book "Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas" (1993), and literary literacy, a method proposed by Rildo Cosson in "Letramento Literário: teoria e prática" (2014). This work includes sixteen literary reading activities, with four from each of the proposed literary strands (female, Indigenous, Afro-Brazilian, and LGBTQIA+), each studied and analyzed according to its own characteristics while being integrated into the perspective of Brazilian literature texts. The expected outcome is the expansion of students' literary reading repertoire and the development of reading and writing skills. KEYWORDS: Reading; Literature; Resistance; Re-existence. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | - |
dc.subject | Literaturas | - |
dc.subject | Resistência | - |
dc.subject | Reexistência. | - |
dc.title | PROPOSTAS DE LEITURAS LITERÁRIAS (FEMININA, INDÍGENA, AFRO-BRASILEIRA E LGBTQIA+) PARA A SALA DE AULA | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ricardo Magalhaes Bulhoes | - |
dc.description.resumo | Este trabalho se propôs a desenvolver roteiros de atividades de leituras literárias para serem aplicadas em sala de aula para turmas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. As atividades abrangem leituras de variados textos literários de diferentes gêneros (contos, romances, relatos e poemas), sempre numa perspectiva intertextual, que considera o texto literário como objeto estético plurissignificativo, carregado das dimensões de linguagem, estruturas específicas de forma, conteúdo, contexto histórico e de produção. As leituras serão articuladas em atividades didáticas de leitura, que abordam diferentes situações práticas de leituras, tais como: oral, coletiva, individual, silenciosa e compartilhada. Sempre partindo dos textos literários de variados autores e autoras adequados para as turmas de 9º ano e 1ª série do Ensino Médio. O objetivo da pesquisa foi produzir material didático de atividades literárias que contribua para o enriquecimento das atividades que envolvem literatura em sala de aula. O aporte teórico teve como base metodológica a estrutura de leituras literárias propostas no Currículo Paulista e na BNCC, o modelo interacional que considera a leitura literária como resultado de uma integração profunda entre o texto e o leitor, o método recepcional, sistematizado pelas pesquisadoras e autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar na obra “Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas” (1993) e letramento literário, método proposto por Rildo Cosson na obra “Letramento Literário: teoria e prática” (2014). Neste trabalho consta dezesseis atividades de leituras literárias, sendo quatro de cada uma das vertentes literárias propostas (feminina, indígena, afro-brasileira e LGBTQIA+), cada uma estudada e analisada por suas próprias características e no entanto, inseridas na perspectiva de textos da literatura brasileira. O resultado esperado é a ampliação do repertório de leituras literárias dos estudantes e desenvolvimento das competências leitora e escritora. PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Literaturas; Resistência; Reexistência | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TESE 2025 - EDILVA BANDEIRA.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.