Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11669
Tipo: | Outros |
Título: | “Ser humano visível: a dissecação como ferramenta de formação e exposição (Fase 3)” |
Autor(es): | FELIPE JUNIOR OVIEDO PALÂNCIO |
Primeiro orientador: | ELIZANGELA DOS ANJOS SILVA |
Resumo: | Projeto de ensino com dissecação de cadáveres, e que objetiva: - Proporcionar aprendizado, curiosidade e o aprofundamento do estudo da anatomia humana; - Treinar a destreza e habilidades de dissecação para aperfeiçoamento e aplicação do aprendizado nas futuras áreas de formação; - Realizar integrações interdisciplinares e correlações anatomoclínicas; - Promover a interação e a integração entre os discentes; - Promover o convívio e o respeito com os colegas e com os cadáveres para uma educação mais humanizada; - Instigar que o acadêmico faça correlações clínicas com a sua área de graduação; - Induzir a curiosidade / raciocínio para o aluno através de dúvidas / perguntas / questionamentos; - Despertar no estudante a vontade da docência, e incentivar no discente o interesse pelo tripé (ensino, pesquisa e extensão) que fortalece e rege a universidade. - Instigar e orientar os discentes a estudar as estruturas anatômicas através de livros textos e atlas; - Promover o aprendizado (topografia) de estruturas anatômicas através da confecção de peças / materiais anatômicos com massa de biscuit; - Oportunizar o aprendizado das minúcias anatômicas por meio de pinturas em telas de estruturas anatômicas e partes do corpo humano; - Catalogar todas as estruturas anatômicas das peças dissecadas. |
Abstract: | Teaching project involving cadaver dissection, which aims to: - Provide learning, curiosity and a deeper study of human anatomy; - Train dissection skills and abilities to improve and apply learning in future areas of training; - Carry out interdisciplinary integrations and anatomical-clinical correlations; - Promote interaction and integration among students; - Promote coexistence and respect with colleagues and cadavers for a more humanized education; - Encourage students to make clinical correlations with their undergraduate area; - Induce curiosity/reasoning in students through doubts/questions/questions; - Awaken in students the desire to teach, and encourage students to be interested in the three pillars (teaching, research and extension) that strengthen and govern the university. - Encourage and guide students to study anatomical structures through textbooks and atlases; - Promote learning (topography) of anatomical structures through the production of anatomical parts/materials with biscuit dough; - Provide opportunities for learning anatomical details through paintings of anatomical structures and parts of the human body on canvas; - Catalogue all anatomical structures of the dissected parts. |
Palavras-chave: | Dissecação. Corpo Humano Anatomia. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11669 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura (INBIO) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.