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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11635
Tipo: | Dissertação |
Título: | VOZ, CORPO E INCLUSÃO: benefícios do canto coral e da expressão cênica em estudantes com deficiência visual e normovisuais da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul. |
Autor(es): | KAROLINE MARTINEZ ESPINOLA GIGLIO |
Primeiro orientador: | Ana Lucia Iara Gaborim Moreira |
Resumo: | A presente pesquisa visa investigar os benefícios que o ensino musical, através do canto coral, e a expressão cênica podem desenvolver em estudantes com deficiência visual e normovisuais que frequentam o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual de Mato Grosso do Sul (CAP-DV/MS), pertencente à Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS), na cidade de Campo Grande. Foram analisados os aspectos artístico-musicais e sociais que a prática vocal, aliada ao trabalho de expressão cênica, desenvolveu na vida destes estudantes. Como referenciais teóricos, destacam-se os trabalhos de educadores musicais ativos do século XX – Dalcroze e Kodály – e do contemporâneo Keith Swanwick, bem como pesquisadores e representantes do coro cênico e do corpo em movimento: Muller, Puebla e Bertazzo. Nesta pesquisa, com o objetivo de suscitar a prática da inclusão social e fortalecimento de vínculos dos educandos, houve a mescla de estudantes com e sem deficiência. A metodologia utilizada para o trabalho foi a pesquisa-ação, com participação ativa desta pesquisadora na realização das atividades em cada etapa – por meio de gravação audiovisual dos encontros e entrevista semi-estruturada após o recital final. Tais experiências com a expressividade corporal no canto coral apontaram para um desenvolvimento significativo de cada participante, onde foram, nos relatos ao final da pesquisa, verificados avanços nos aspectos psicomotores e artístico-musicais individuais, bem como nas relações sociais do grupo. |
Abstract: | The aim of this research was to investigate the benefits of musical education through choral singing and stage expression in visually impaired and sighted students attending the Centre for Pedagogical Support for the Visually Impaired of Mato Grosso do Sul (CAP-DV\/MS), part of the State Education Department of Mato Grosso do Sul (SED\/MS), in the city of Campo Grande. We analysed the artistic, musical and social aspects that the practice of singing combined with stage expression developed in the lives of these students. Theoretical references include the work of active 20th century music educators - Dalcroze and Kodály - and the contemporary Keith Swanwick, as well as researchers and representatives of the scenic choir and the body in movement: Muller, Puebla and Bertazzo. In this research, with the aim of promoting social inclusion and strengthening the bonds between the students, there was a mixture of students with and without disabilities. The methodology used for the work was action research, with the active participation of the researcher in carrying out the activities at each stage - through audiovisual recordings of the meetings and semi-structured interviews after the final performance. This experience of physical expressiveness in choral singing indicated a significant development in each participant, with reports at the end of the research showing progress in individual psychomotor and artistic-musical aspects, as well as in the social relations of the group. |
Palavras-chave: | canto coral deficiência visual expressão cênica educação musical inclusiva acessibilidade. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11635 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
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