Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11628
Tipo: Dissertação
Título: INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE
Autor(es): LARISSA TAYNARA DOS SANTOS BRANDÃO
Primeiro orientador: Barbara Amaral Martins
Resumo: No cenário atual, ainda é comum relacionar o público da educação especial apenas a indivíduos que possuem alguma deficiência, esquecendo-se que fazem parte também deste público as pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD). A falta de conhecimento sobre este assunto causa uma certa estranheza para muitos, entre outros fatores que podem se tornar conflitantes tanto para os sujeitos quanto para o meio social, pois a desinformação colabora para a perpetuação de falsas ideias a respeito deste público, e tais estereótipos podem criar uma série de barreiras na vida educacional, profissional e em outros aspectos desses indivíduos. Torna-se necessária a ampliação de estudos referentes à Educação Superior, visto que existem lacunas quando se trata do processo de identificação no contexto universitário, desde a falta de visibilidade destes estudantes até a carência de instrumentos que visam a identificação com o intuito de proporcionar apoio a estes sujeitos. Afinal, estes se fazem presente na sociedade e muitas vezes não são ao menos notados durante a sua trajetória. Isto posto, neste estudo investigou-se a presença de estudantes com indicadores de AH/SD nos cursos ofertados em uma instituição pública de Educação Superior na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Desta forma, esta pesquisa se caracteriza como qualiquantitativa, a qual tem como procedimento metodológico a pesquisa de campo na instituição, tendo sido utilizados como instrumentos para a coleta dos dados: a ficha de sociograma, o levantamento do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) e a aplicação de questionários (QIIAHSD – Adultos e QIIAHSD – Segunda Fonte). Ao todo, 50 acadêmicos de diferentes cursos participaram deste estudo. O procedimento de análise foi feito da seguinte maneira: a ficha de sociograma foi analisada quantitativamente mediante ranqueamento; enquanto que a análise do CRA se deu a partir da mediana e intervalo interquartil, considerando o terceiro quartil (Q3) como o ponto de corte dos valores. No que tange à contagem dos pontos dos questionários QIIAHSD – Adultos e QIIAHSD – Segunda Fonte, ocorreu com base no critério proposto pelo próprio material, que consistiu em fazer a somatória de um (1) ponto por pergunta. Para análise desses pontos, optou-se pelo uso da fórmula que permite obter os valores dos quartis para cada um dos questionários e assim como no CRA, o ponto de corte foi o Q3. O espaço universitário foi selecionado para a realização deste estudo pelo motivo de abranger uma determinada faixa etária que ainda necessita de mais produções que investiguem este público neste ambiente, tendo como foco pessoas adultas. Os resultados indicam que foi possível encontrar estudantes com indicadores de AH/SD na Educação Superior. Durante o processo de análise dos resultados, houve estudantes com destaque em um ou mais instrumentos aplicados, entretanto, de acordo com os critérios estabelecidos neste estudo para considerar aqueles que manifestaram indicadores de AH/SD se deu com base nos acadêmicos que se sobressaíram em três ou quatro dos instrumentos utilizados. Dessa forma, com a aplicação de mais de um instrumento e a partir do procedimento de triangulação dos dados de cada participante, de modo a ter uma perspectiva minuciosa do fenômeno, obteve-se como resultado o quantitativo de sete estudantes com fortes indicadores de AH/SD no ambiente universitário, correspondendo a 14% do total dos participantes. Nesse sentido, espera-se que a implementação deste estudo contribua no avanço de discussões, reflexões e futuras pesquisas que abordem as AH/SD em diferentes espaços e faixas etárias distintas, bem como colabore com a redução da invisibilidade de um público que ainda tem carência em ser investigado e educacionalmente reconhecido. Palavras-chave: Ensino Superior. Altas habilidades. Superdotação. Educação Especial. Identificação.
Abstract: In the current scenario, it is still common to associate the audience of special education only with individuals who have some form of disability, overlooking the fact that people with giftedness are also part of this group. The lack of knowledge on this subject causes a certain unease for many, among other factors that can create conflicts both for individuals and for the social environment. This misinformation perpetuates false ideas about this group, and such stereotypes can create numerous barriers in their educational, professional, and other aspects of life. It is necessary to expand studies related to higher education, since there are gaps when it comes to the identification process in the university context, from the lack of visibility of these students, to the lack of instruments that aim at identification with the aim of providing support to these subjects. After all, they are present in society and are often unnoticed throughout their journey. In this context, the present study investigated the presence of students with indicators of giftedness in courses offered by a public higher education institution in Corumbá, Mato Grosso do Sul. The research is characterized as both qualitative and quantitative, using field research methodology within the institution. The data collection instruments included sociogram records, the Academic Performance Coefficient (APC) survey, and the application of questionnaires (QIIAHSD – Adults and QIIAHSD – Second Source). In total, 50 students from various courses participated in this study. The analysis was conducted as follows: the sociogram records were analyzed quantitatively through ranking; while the APC analysis was based on the median and interquartile range, considering the third quartile (Q3) as the cut-off point of the values. Regarding the scoring of the QIIAHSD – Adults and QIIAHSD – Second Source questionnaires, the scoring was based on the criteria proposed by the material itself, which involved assigning one (1) point per question. For analyzing these scores, to use the formula that allows obtaining the quartile values for each of the questionnaires and, as in the APC, the cut-off point was Q3. The university setting was chosen for this study as it encompasses an age group that still requires more research regarding this audience in this environment, focusing on adults. The results revealed the presence of students with giftedness indicators in higher education. During the process of analyzing the results, there were students who stood out in one or more instruments applied, however, according to the criteria established in this study to consider those who showed indicators giftedness, it was based on the academics who stood out in three or four of the instruments used. Thus, with the application of more than one instrument and from the procedure of triangulation of the data of each participant, in order to have a detailed perspective of the phenomenon, the result was the number of seven students with strong indicators of giftedness in the university environment, corresponding to 14% of the total participants. In this sense, it is hoped that the implementation of this study will contribute to advancing discussions, reflections, and future research addressing giftedness across different contexts and age groups, as well as help reduce the invisibility of a population that still lacks investigation and educational recognition. Keywords: Higher Education. High-ability. Giftedness. Special Education. Identification.
Palavras-chave: .Ensino Superior. Altas habilidades. Superdotação. Educação Especial. Identificação.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11628
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
UFMS_CPAN_Larissa_Brandao_ Dissertação (2025).pdf5,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.