Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11610
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Beijo: superação crítica de uma prática de ensino de artes visuais |
Autor(es): | Ricardo Grassi Martins |
Primeiro orientador: | Paulo Cesar Duarte Paes |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de fundamentar a superação de uma prática pedagógica do ensino de arte, tendo como conteúdo curricular os monumentos artísticos da cidade de Campo Grande – MS, com ênfase na obra “O Beijo”, de Pedro Guilherme Garcia Góes. Utilizamos como fundamento teórico-metodológico para a crítica do ensino de arte a abordagem histórico-crítica e ontológica. O estudo abrange questões como objetivação artística e estética e a formação humana, além de explorar elementos como catarse, vivência artística e territorialidade/lugar, articulados pela dialética entre singular, particular e universal, em um estudo sobre um artista local em relação à totalidade concreta. O trabalho se desenvolve no campo teórico, fundamentando metodologicamente a crítica à abordagem triangular, aos documentos norteadores e a toda uma corrente de pensamento, para que, ao retornarmos à prática, possamos promover uma educação emancipadora. Com isso acreditamos contribuir para o ensino de arte na perspectiva histórico-critica fornecendo subsídios teóricos e práticos. |
Abstract: | This study aims to provide the foundation for overcoming a pedagogical practice in art education, using the artistic monuments of the city of Campo Grande – MS as curricular content, with an emphasis on the artwork “O Beijo” by Pedro Guilherme Garcia Góes. As the theoretical-methodological foundation for the critique of art education, we adopt the historical-critical and ontological approach. The study addresses issues such as artistic and aesthetic objectification and human development, while also exploring elements like catharsis, artistic experience, and territoriality/place, articulated through the dialectic between the singular, the particular, and the universal. It examines a local artist in relation to concrete totality. This work is developed in the theoretical field, methodologically grounding the critique of the triangular approach, guiding documents, and an entire school of thought. By returning to practice, we aim to foster emancipatory education. In doing so, we believe we contribute to art education from a historicalcritical perspective, providing both theoretical and practical support. Keywords: Pedro Guilherme; Sculpture; Historical-Critical Pedagogy. |
Palavras-chave: | via web conferência por meio da ferramenta digital Google Meet. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11610 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Ricardo Grassi - dissertação O BEIJO - Superação crítica de uma prática de ensino de artes visuais (versão final).pdf | 3,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.