Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11521
Tipo: | Tese |
Título: | Encontros e outras andanças: experimentações em uma educação (matemática) |
Autor(es): | JOAO PAULO RISSO |
Primeiro orientador: | Thiago Donda Rodrigues |
Resumo: | A presente pesquisa objetiva construir experimentações do pensamento como convites a professores/as de matemática (em atuação e em formação) a não ignorarem as injustiças de nosso tempo, engajando-se em lutas e projetos sociais e tornando-se docentes militantes. Apresentaremos nas próximas linhas uma tese-romance-manifesto, que acompanha a vida do personagem João, um doutorando em Educação Matemática. Com ela, que pode ser considerada uma experimentação que se inscreve na interface entre Literatura, Filosofia da Diferença, Educação (Matemática) e outros territórios, mobilizamos alguns conceitos e ideias de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Silvio Gallo, bell hooks, Clarice Lispector, Ubiratan D’Ambrósio, Carolina Maria de Jesus, Buchi Emecheta e outras autoras e autores. Nossa intenção é dialogar, compor e transbordar vidas com os dados produzidos no segundo semestre de 2021, considerando o método da Cartografia e no contexto de uma disciplina de Prática de Ensino de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública de Mato Grosso do Sul. As aulas de tal disciplina ocorreram via Google Meet e foram gravadas e transcritas pelos pesquisadores. Algumas questões discutidas na produção de dados e que são abordadas na tese-romance-manifesto foram: desigualdade social, intolerância religiosa, ética, punição, avaliação, relações familiares, amizade, aborto, legalidade e ilegalidade, classe, gênero, raça, moral e outras. Como feito em outros trabalhos, por meio desta tese-romance-manifesto, deixamos o nosso convite a vocês, caras/os leitoras/es, para experimentarem com a literatura, o desejo e o afeto. |
Abstract: | The present research aims to build experiments in thought as invitations to Mathematics teachers (both active and in training) to not ignore the injustices of our time, engage in struggles and social projects, and become militant teachers. We will present in the following lines a thesis-novel-manifesto that accompanies the life of the character João, a doctoral student in Mathematical Education. With it, which can be considered an experiment that fits within the interface between Literature, Philosophy of Difference, Education (Mathematics), and other fields, we mobilize some concepts and ideas from Gilles Deleuze, Félix Guattari, Silvio Gallo, bell hooks, Clarice Lispector, Ubiratan D’Ambrosio, Carolina Maria de Jesus, Buchi Emecheta, and other authors and writers. Our intention is to engage in dialogue, compose, and overflow lives with the data produced in the second semester of 2021, considering the method of Cartography and in the context of a Teaching Practice course in a Mathematics degree at a public university in Mato Grosso do Sul. The classes of this discipline took place via Google Meet and were recorded and transcribed by the researchers. Some themes discussed in the data production and addressed in the thesis-novel-manifesto were: social inequality, religious intolerance, ethics, punishment, assessment, family relationships, friendship, abortion, legality and illegality, class, gender, race, morality, and others. As in other works, through this thesis-novel-manifesto, we extend our invitation to you, dear readers, to experiment with literature, desire and affection. |
Palavras-chave: | Militância Educação Menor Literatura Experimentação Cartografia. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11521 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese_joão_paulo_risso_2025.pdf | 3,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.