Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gislaine Aranda-
dc.date.accessioned2025-02-19T20:44:31Z-
dc.date.available2025-02-19T20:44:31Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11440-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis presents the results of a study conducted with 22 final-semester students from the Biological Sciences – Teaching Degree program at the Federal University in the state of Mato Grosso do Sul. The general objective of the study was to investigate these graduating students' perceptions regarding their prospects for a teaching career, specifically whether they intended to pursue teaching upon graduation. Methodologically, the study employed a qualitative exploratory approach, using online questionnaires via Google Forms. Based on the students' responses, it was observed that most of them did not initially intend to become teachers when they entered the program. However, after experiencing different formative spaces throughout their studies, about half of the participants expressed an intention to pursue a teaching career by the end of the course. According to the respondents, the teaching degree program already prepares them for the teaching profession. However, they believe the course should include more school-based activities, as this is considered a crucial factor in teacher training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectIdentidade Docentept_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titlePERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE SER PROFESSORpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mano, Amanda de Mattos Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9864602016869508pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3008365958500976pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com 22 acadêmicos de último semestre, do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, da Universidade Federal no Estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo geral do estudo foi investigar a percepção desses formandos sobre suas perspectivas quanto à atuação docente, isto é, se ao final da graduação eles pretendiam seguir a carreira docente. Metodologicamente utilizou-se a abordagem qualitativa exploratória, com a utilização de questionários online, via Google Forms. A partir das respostas dos acadêmicos, foi possível observar que a maioria deles, quando ingressou no Curso, não pretendia ser professor e, após vivenciar diferentes espaços formativos durante a graduação, ao final do curso, cerca da metade dos alunos investigados pretendia atuar na profissão docente. Para os alunos investigados, o curso, por ser de licenciatura, já os prepara para a carreira docente, porém, acreditam que o curso precisa de mais ações dentro da escola, pois isso é um fator considerado muito importante para a formação do profissional professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPANpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Gislaine.pdf404,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.