Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11434
Tipo: Tese
Título: O CORPO CRISTÃO MIIDIÁTICO-DIGITAL: DESFRONTEIRIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE DIVULGAÇÃO RELIGIOSA MATERIALIZADAS NO YOUTUBE
Autor(es): SONIA GONÇALVES BATISTA DIAS
Primeiro orientador: Sueli Maria Ramos da Silva
Resumo: Esta tese tem por objetivo geral analisar o discurso religioso cristão midiático-digital, a partir da proposta de tese da desfronteirização, termo que cunhamos para propor uma fronteira imaginária entre o discurso de divulgação e o discurso de fidelização. Para tal finalidade, retomamos os estudos de Silva (2020), ao propor três cenas enunciativas referentes ao discurso religioso (fundação, fidelização e divulgação). Propomos como consequência do rompimento dessa fronteira a mistura de estilos de gêneros discursivos a partir da mestiçagem zilberberguiana (2004). Após a mestiçagem, analisamos os gêneros discursivos dessa mistura a fim de apreender o corpo discursivo, manifestado por meio do estilo, da voz e do caráter emanados de quatro atores de enunciações cristãs midiático-digitais, materializados, de acordo com nossa proposta, em tipologias genéricas de estilo actorial. A tese analisa o corpo cristão midiático-digital, tendo-o como uma organização depreendida das marcas da enunciação enunciada, amparando-se nos componentes sintáticos e semânticos. Organização esta que propomos: situar, nomear, elencar, organizar e classificar mediante tipologias. Assim sendo, os objetivos específicos desta tese são: a) Analisar o corpo do enunciador na plataforma YouTube, considerando-o um corpo discursivo, conforme assinala Discini (2012; 2015); b) Analisar o corpo do enunciador na plataforma YouTube na perspectiva da mestiçagem zilberberguiana (2004); c) Apreender o estilo dos atores de enunciações cristãs midiáticas, a partir de uma noção de estilo com base nos estudos sobre o corpo na semiótica discursiva; d) Contribuir com os estudos do discurso religioso na semiótica discursiva da atualidade, no que tange às mídias digitais; e) Propor duas cenas enunciativas oriundas da tipologia pregação cristã midiáticodigital. f) Delinear o fenômeno da desfronteirização em uma perspectiva tensiva da mestiçagem. Quanto à metodologia, a pesquisa é quali-quantitativa, com levantamento de informações e conhecimentos acerca de pesquisas realizadas na semiótica discursiva no campo da religião e da religiosidade a partir de trabalhos já publicados, colocando em diálogo diferentes autores e dados. Além das análises do corpus selecionado, com pesquisas exploratórias, descritivas e explicativas. Os resultados obtidos revelam distintos estilos actoriais, os quais diferenciam-se entre algumas práticas católica e protestante historicamente marcadas e apreendidas durante as análises dos argumentos retóricos escolhidos
Abstract: The general objective of this thesis is to analyze Christian religious discourse in digital media based on the proposal of the “crossing borders” thesis, a term we coined to propose an imaginary border between the discourse of dissemination and the discourse of loyalty. To this end, we revisit the studies of Silva (2020) in proposing three enunciative scenes referring to religious discourse (foundation, loyalty and dissemination). As a consequence of breaking this border, we propose mixing styles of discursive genres based on Zilberberguian miscegenation (2004). After the miscegenation, we analyze the discursive genres of this mixture in order to grasp the discursive body, manifested through the style, voice and character emanating from four actors of Christian enunciations in digital media, materialized, according to our proposal, in generic typologies of acting style. We analyze the Christian media-digital body, considering it as an organization inferred from the marks of the enunciated enunciation, supported by the syntactic and semantic components. This organization that we propose is to: situate, name, list, organize and classify through typologies. Therefore, the specific objectives of this thesis are to: a) analyze the body of the enunciator on the YouTube platform, considering it a discursive body, as pointed out by Discini (2012; 2015); b) analyze the body of the enunciator on the YouTube platform from the perspective of Zilberberguian miscegenation (2004); c) understand the style of the actors of Christian media enunciations, from a notion of style based on studies on the body in discursive semiotics; d) contribute to religious discourse studies in the discursive semiotics of today with regard to digital media; e) propose two enunciative scenes originating from the typology of Christian preaching in digital media; and to f) outline the phenomenon of crossing borders from a tensive perspective of miscegenation. The study methodology is qualitative and quantitative, with a survey of information and knowledge about research conducted in discursive semiotics in the field of religion and religiosity based on previously published works, placing different authors and data in dialogue. In addition, an analysis of the selected corpus with exploratory, descriptive and explanatory research is performed. The results obtained reveal distinct acting styles, which differ between some historically marked Catholic and Protestant practices and learned during the analysis of the chosen rhetorical arguments.
Palavras-chave: semiótica tensiva
corpo
estilo
discurso religioso
mídias digitais
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11434
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Versão final- Sonia-G-B-Dias- 02-12-2024.pdf5,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.