Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAMPELO JUNIOR, MARCOS VINICIUS-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:14:30Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2015-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11347-
dc.description.abstractConsidering that orbital images can be a didactic tool of great utility in Environmental Education (EE) approaches in Geography classes and that Geography teachers play a crucial role in the formation of critical, politicized, emancipated students, this study sought to investigate how the use of orbital images in a teaching sequence (TS) developed under a dialogical focus can contribute to the acquisition of concepts of Geography for EE in a public school in Campo Grande, Mato Grosso do Sul state, Midwest Brazil. Planning, construction, and implementation of the TS drew on contributions from the Dialogical perspective of Paulo Freire and Antoni Zabala. This qualitative research followed an empirical, quasi-experimental design. The TS was applied during seven classes to 11th-grade students at the Escola Estadual Professor Severino de Queiroz, and its core activities consisted in retrieving orbital images using the Google Earth application and interpreting these images. ‗Garbage‗ was the theme selected by the students as a common problem in their daily lives. Consistently with theme choice, the TS addressed the concept of solid waste. The methodological framework prioritized the enunciation analysis technique, applied in initial and final evaluations, the written account provided by the Geography teacher, and the investigator‗s perceptions. Challenges to the pedagogical practice during application of the TS included the high number of students per classroom and thermal discomfort in the room during late-morning classes. The investigation sought to detect the occurrence of learning characterized by conceptual changes, as well as the ability of students to overcome limit situations as critical-thinking, conscious citizens in addressing daily-life social and environmental issues. The results demonstrated that the TS contributed to the occurrence of learning of the core theme/concept in Geography classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectimagens orbitaispt_BR
dc.subjectorbital imagespt_BR
dc.subjecteducação ambiental dialógicapt_BR
dc.subjectdialogic environmental educationpt_BR
dc.subjectensino de geografiapt_BR
dc.subjectgeography teachingpt_BR
dc.subjectresíduos sólidospt_BR
dc.subjectsolid wastept_BR
dc.titleEducação ambiental dialógica uma proposta de sequência didática com uso de imagens orbitaispt_BR
dc.title.alternativeDialogical environmental education a proposal for a didactic sequence using orbital imagespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ZANON, ANGELA MARIA-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809139633557377pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5608728963095314pt_BR
dc.description.resumoResumo Considerando que as imagens orbitais poderiam ser uma ferramenta didática de grande proveito na abordagem da Educação Ambiental (EA) nas aulas de Geografia e que o professor da disciplina tem relevante papel na formação do aluno crítico, politizado e emancipado, a presente dissertação objetivou analisar como uma sequência didática (SD) de proposta dialógica com o uso de imagens orbitais pode contribuir na aprendizagem de conceitos da Geografia para a EA em uma escola pública de Campo Grande, MS. O planejamento, construção e aplicação da SD ancorou-se no aporte da perspectiva Dialógica de Paulo Freire e de Antoni Zabala. A pesquisa teve caráter qualitativo, com delineamento empírico quaseexperimental. A SD foi aplicada em sete aulas com alunos do 2 o ano do ensino médio na Escola Estadual Prof. Severino de Queiroz, tendo como atividade principal a obtenção e interpretação de imagens orbitais provenientes do aplicativo Google Earth. O tema ‗lixo‗ foi eleito pelos alunos como problema comum em seu cotidiano e, por conseguinte, trabalhou-se na SD o conceito de resíduos sólidos. O desdobramento metodológico priorizou a técnica de análise de enunciação nas avaliações inicial e final, relato escrito do professor regente e demais percepções do pesquisador. Ao longo da aplicação, observou-se que o número elevado de alunos por sala e o desconforto térmico nos horários mais quentes foram desafios à prática pedagógica. A pesquisa buscou identificar a ocorrência de aprendizagem com mudança conceitual e a superação de situações-limite dos alunos como cidadãos críticos e conscientes no enfrentamento de problemas socioambientais em seu dia a dia. Como resultado, foi possível constatar que a SD contribuiu para a aprendizagem do conceito/tema nas aulas de Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS VINICIUS CAMPELO JUNIOR.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons